Da Casa à Igreja, da Igreja ao Museu: o caso da obra "Vista do Desterro" de Victor Meirelles
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Padilha, Renata Cardozo |
|
dc.contributor.author |
Andrade, Maria Eugênia Gonçalves de |
|
dc.date.accessioned |
2022-09-10T14:17:37Z |
|
dc.date.available |
2022-09-10T14:17:37Z |
|
dc.date.issued |
2022-08-03 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238820 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Museologia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho está situado, especialmente, na área de gestão de acervos museológicos dentro do âmbito da Museologia e traz o caso de um bem cultural tombado e musealizado, a obra de arte Vista do Desterro (circa 1851) do artista Victor Meirelles de Lima (1832-1903). Trata-se de uma pintura à óleo sobre tela que integra o acervo do Museu Victor Meirelles/IBRAM desde 1986, mesmo ano de conclusão do seu tombamento pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Nosso objetivo de pesquisa é verificar como os instrumentos de registro coletam, organizam e sistematizam as informações intrínsecas e extrínsecas sobre os aspectos tangíveis e intangíveis aos bens culturais, partindo do caso da obra tombada e musealizada Vista do Desterro de Victor Meirelles, e servindo-se da perspectiva da Documentação Museológica e da Conservação. Os objetivos específicos são: i. compreender a trajetória da Vista do Desterro por meio dos documentos e fontes que delineiam o processo de patrimonialização e musealização da obra; ii. levantar os conceitos referentes à área do patrimônio cultural, da gestão de acervos na perspectiva da Documentação Museológica, da Conservação e das normativas estabelecidas pelos dispositivos legais e; iii. analisar os metadados e o preenchimento informacional da ficha de catalogação da Vista do Desterro para dar subsídios à Conservação. A metodologia adotada para a análise desta pesquisa consistiu na aplicação da Metodologia de Tratamento de Conservação (APPELBAUM, 2021) realizada em duas etapas. Na primeira etapa, cruzamos os metadados da ficha de catalogação do MVM da Vista do Desterro aplicados no Quadro de Caracterização Completa proposto por Appelbaum (2021). A segunda etapa consistiu na análise do teor das informações contidas nas categorias dos metadados, para verificar se o conteúdo desses dados corresponde às categorias de caracterização do Quadro. A discussão dos resultados concluiu que, primeiramente, os metadados preenchem os requisitos informacionais do Quadro. Na segunda etapa, concluiu-se que também preenchem, embora se organizem de maneira diferente nas categorias do Quadro e que, para dar subsídios à conservação no caso de uma caracterização completa, seria necessário expandir a natureza dos dados e dos metadados, sobretudo na categoria que se refere aos aspectos materiais das informações não específicos do objeto. |
pt_BR |
dc.format.extent |
129 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Patrimonialização. Musealização. Documentação Museológica. Metodologia de Tratamento de Conservação. Vista do Desterro. |
pt_BR |
dc.title |
Da Casa à Igreja, da Igreja ao Museu: o caso da obra "Vista do Desterro" de Victor Meirelles |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Vasconcelos, Mara Lúcia Carrett de |
|
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar