Remixando jogos digitais na escola: uma experiência corporal, algumas análises e reflexões possíveis
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dc.contributor.author |
Silva, Lucas Barbosa |
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dc.contributor.author |
Lourenço, Otávio Bonjiovanne |
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dc.contributor.author |
Nascimento Monteiro, Vinicius Augusto do |
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dc.contributor.author |
Silva, Junior Vagner Pereira da |
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dc.contributor.author |
Santos, Silvan Menezes dos |
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dc.date.accessioned |
2022-09-14T13:06:05Z |
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dc.date.available |
2022-09-14T13:06:05Z |
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dc.date.issued |
2020 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239029 |
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dc.description.abstract |
Diante do cenário da sociedade
hiperconectada e das mutações culturais da
comunicação, o objetivo do presente estudo
foi sistematizar e analisar uma experiência
de remixagem corporal de um jogo digital
no âmbito da Educação Física escolar.
Realizamos uma observação participante,
em perspectiva descritiva e exploratória,
com abordagem qualitativa dos achados da
pesquisa. Calcados nos pressupostos da
mídia-educação (física) e no conceito de
remixagem, ressignificamos corporalmente
o game Garena Free Fire em três das suas
dimensões: as regras, os elementos e os
ambientes. A partir da experiência,
mobilizamos os preceitos da ética hacker e
do game design para analisa-la. Por fim,
identificamo-la como uma possibilidade de
remodelagem da tecnologia, de
(re)existência do jogar/brincar, de
reinvenção dos lazeres e de expansão do
repertório de práticas corporais. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Games |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura digital |
pt_BR |
dc.subject |
Mídia-educação |
pt_BR |
dc.subject |
Educação física escolar |
pt_BR |
dc.title |
Remixando jogos digitais na escola: uma experiência corporal, algumas análises e reflexões possíveis |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
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