Cantos de trabalho: Etnografando o filme Cana-de-Açúcar de Leon Hirszman
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Cataraina, UFSC |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Domínguez, Maria Eugenia |
|
dc.contributor.author |
Silva, Josiane Soares |
|
dc.date.accessioned |
2022-09-18T22:58:25Z |
|
dc.date.available |
2022-09-18T22:58:25Z |
|
dc.date.issued |
2022-11-07 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/239717 |
|
dc.description.abstract |
A partir dos critérios do projeto de vinculo: antropologia, arte e musicalidades, desenvolveu-se um estudo sobre a representação audiovisual da cultura musical dos cantos de trabalho. Escolhemos o curta-metragem Cana-de-açúcar, o terceiro filme da trilogia Cantos de Trabalho de Léon Hirszman, filmado no ano de 1976. Para uma aproximação etnográfica dos filmes, utilizamos o conceito de reflexividade do cineasta e antropólogo David MacDougall cuja lente enquadra o cinegrafista no contexto de filmagem e da relação que emerge deste ponto de contato e que é captada pela câmera. Considerar a relação entre quem filma e quem é filmado permite uma aproximação etnográfica do filme pelo aspecto antropológico que reside no ponto de encontro entre estes dois possibilitadores e a camera. Tendo isto em vista, aquilo que se interpõe à câmera não se trata de uma realidade social registrada passivamente mas sim de um contexto que emerge deste ponto de contato relacional. Destas interações, nos foi permitido perceber as interações entre os trabalhadores, a forma como organizam a performance musical e diferentes modos de se expressar e se relacionar com o mundo, e com o trabalho. A análise da representação musical no filme, possibilitou também o exercício de uma antropologia interpretativa, uma vez que analisar o modo da representação do filme, . No curso deste estudo, percebeu-se uma lacuna de referências cinematográficas diversas na pesquisa antropológica, sobretudo naquela que lança mão da produção audiovisual em suas investigações. Numa busca de referências, notou-se que a análise de filmes, quando acontece, volta-se àquelas produções audiovisuais realizadas pelos pesquisadores e pesquisadoras em seus campos de estudo. Neste sentido, o estudo contribuiu com a aproximação entre cinema brasileiro e antropologia por vias pouco usuais, aumentando, deste modo o escopo de referências audiovisuais que despertam a olhar para diferentes narrativas e modos de construir representações de outras culturas. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject |
Cantos de trabalho |
pt_BR |
dc.subject |
Antropologia |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema |
pt_BR |
dc.title |
Cantos de trabalho: Etnografando o filme Cana-de-Açúcar de Leon Hirszman |
pt_BR |
dc.type |
Video |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar