Abstract:
|
Na obra de Pedro Lemebel, Tengo Miedo Torero, situada em 1986 quando ocorreu o frustrado atentado ao ditador Pinochet, o escritor dá luz a uma personagem não tão presente nos romances daquela época, uma travesti. Lemebel constrói sua narrativa bordando dois pontos opostos, de um lado uma travesti pobre, velha e calva e, do outro, a esposa do ditador Pinochet, uma mulher rica e glamourosa. Dessa forma, vão sendo apresentadas duas situações distintas da vida cotidiana dos chilenos e, diferente de muitas obras baseadas na época de ditadura, o enredo não é construído ao redor do ditador, mas sim da construção e transformação da personagem principal, la Local del Frente, e o enredo a serviço não de recontar o que aconteceu na história, mas sim de afetar a memória dos leitores. Nesse sentido, o presente projeto visa analisar a obra Tengo Miedo Torero, de Pedro Lemebel, focando a análise em sua personagem principal, La Loca el Frente, abordando as influências do entre-lugar na construção da personagem. Além disso, se propõe a iniciar uma conceitualização do termo Loca, com base nesta personagem latino-americana e relacionando com tal obra. Para o desenvolvimento do conceito, serão utilizados teóricos e teóricas como Silvia Rivera Cusicanqui, Silviano Santiago, Donna Haraway, Michael Foucault, Homi Bhabha. |