SÃO PAULOS.A: realismo, história e forma cinematográfica.
Show full item record
Title:
|
SÃO PAULOS.A: realismo, história e forma cinematográfica. |
Author:
|
Freitas, Danilo Dias de
|
Abstract:
|
Esse trabalho é uma análise crítica do filme São Paulo S.A (Luis
Sérgio Person, 1965) e busca estabelecer uma conexão direta com minha trajetória de graduando.
No primeiro capítulo trato de algumas das tensões que envolvem uma possível teoria do cinema.
Essas tensões têm relação direta com as especificidades do objeto Cinema. Noutros termos, sendo o
Cinema uma arte com especificidades, é importante que se especifique ao leitor o modo pelo qual
me posiciono teoricamente no decorrer da análise fílmica. No segundo capítulo passo a fazer um
movimento de apropriação do filme a partir das premissas teóricas estabelecidas no primeiro
capítulo. No entanto, esta apropriação se debruçará breve e especificamente sobre a história do
momento nacional apontado no filme (1957-61), a história da estética realista, para, depois e então,
se estender ao modo pelo qual tal momento nacional e a estética realista se vinculam às questões
dramatúrgicas no filme. No terceiro capítulo, a partir das premissas analíticas do segundo capítulo,
me aprofundarei criticamente nas relações entre dramaturgia e forma cinematográfica (imagem e
som). Por fim, na conclusão, de maneira sintética, termino por amarrar ligeiramente os principais
eixos trabalhados nos capítulos precedentes. |
Description:
|
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Cinema. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240322
|
Date:
|
2014 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar