Exergames na Educação Física Escolar como potencializadores da ação docente na cultura digital

DSpace Repository

A- A A+

Exergames na Educação Física Escolar como potencializadores da ação docente na cultura digital

Show simple item record

dc.contributor.author Lima, Marcio Roberto de
dc.contributor.author Mendes, Diego Sousa
dc.contributor.author Lima, Eduardo de Matos
dc.date.accessioned 2022-10-21T12:03:28Z
dc.date.available 2022-10-21T12:03:28Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240839
dc.description.abstract Este artigo relata a aproximação de uma escola pública urbana dos exergames (EXG) nas aulas de Educação Física Escolar (EFE). A pesquisa objetivou identificar significados atribuídos por um professor ao uso de EXG em sua prática pedagógica e sistematizar potencialidades e limitações da aproximação EXG-EFE. Foram utilizados dois videogames Xbox One com Kinect e contouse com a colaboração de um professor de EFE e de seus alunos do 3º ano do ensino médio. O estudo caracterizou uma Pesquisa-Ação tendo como base a introdução dos EXG nas aulas, o que permitiu: imersão de pesquisadores no contexto de estudo e suas aproximações dos sujeitos de pesquisa; intervenção no cotidiano escolar; realização de observações; geração de dados empíricos pela via da documentação audiovisual, questionários e entrevista. Em campo, foi possível constatar: reconfiguração dos espaços escolares para a EFE; ressignificações nas ações pedagógicas envolvendo um processo de revisão e reflexão sobre a prática; introdução de novos conteúdos de referência na unidade curricular; melhorias na motivação discente; desenvolvimento de uma cultura participativa discente. As limitações envolvendo o uso pedagógico dos EXG foram associadas ao número de alunos e ao tempo previsto para as aulas. Os indicadores sistematizados na pesquisa sugerem que os EXG propiciam um encontro positivo entre a escola, as práticas da EFE e a cultura digital, podendo essa tecnologia ser considerada como uma expansão das vivências corporais na unidade curricular. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Exergames pt_BR
dc.subject Educação Física Escolar pt_BR
dc.subject Cultura Digital pt_BR
dc.title Exergames na Educação Física Escolar como potencializadores da ação docente na cultura digital pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
4.pdf 441.0Kb PDF View/Open Artigo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar