Title: | Illu: conjunto de ferramentas visuais digitais para o auxílio no ensino do projeto de arte audiovisual |
Author: | Krupahtz, Juliana da Silva |
Abstract: |
O audiovisual surge a partir do cinema para expandir o formato para além dos longas-metragens, contemplando vídeos publicitários, jornalísticos, artísticos, videoclipes, conteúdos de redes sociais, entre outros. Devido a esta abrangência, o ensino de audiovisual está presente em diversas matrizes curriculares de cursos de graduação, incluindo o Design. Ao mesmo tempo, entende-se que há uma falta de suporte ferramental para o ensino de projeto audiovisual, problema abordado por esta pesquisa, com recorte no projeto do departamento de arte, responsável pelo visual do filme ou vídeo. Desta forma, esta dissertação apresenta como objetivo geral propor um conjunto de ferramentas visuais digitais para auxílio ao ensino do projeto de arte audiovisual em disciplinas do ensino superior. Para isto, esta pesquisa classifica-se como aplicada, qualitativa e exploratória. Como método projetual e científico, utiliza a Design Science Research (DSR) conforme a proposta de Dresch, Lacerda e Antunes Júnior (2015), que é um método fundamentado na Design Science e voltado à condução de pesquisas que possuem como objetivo a proposição de artefatos. Além disso, também realiza uma Revisão Sistemática da Literatura voltada a ferramentas visuais e se utiliza de técnicas e ferramentas como questionários e entrevistas semiestruturadas para coletar dados com especialistas e realizar a avaliação do artefato desenvolvido. Como resultados, a pesquisa traz inicialmente uma contribuição teórica, com um mapeamento de diretrizes para ferramentas visuais digitais e suas relações com quatro classes de problemas, além de heurísticas de construção e contingenciais para cada classe. Também apresenta uma contribuição prática com uma organização visual do processo relacionado ao departamento de arte. Por último, a principal contribuição é o desenvolvimento de um conjunto de ferramentas visuais digitais elaborados em duas plataformas diferentes, Figma (FigJam) e Google Planilhas, voltadas ao ensino de audiovisual, com uso para criação de vídeos de curta-duração e média complexidade visual. O conjunto de ferramentas ainda foi submetido a avaliação em três instituições de ensino superior e cursos de graduação diferentes, sendo Publicidade e Propaganda, Cinema e Audiovisual e Desenho Industrial, apresentando resultados negativos com os discentes de Publicidade e Propaganda quanto a sua satisfação na experiência de uso. Por isso, sugere-se a realização de mais estudos para averiguar as influências das características do projeto ou da área de formação em relação a satisfação de uso das ferramentas. Além disso, também se recomenda a realização de pesquisas com enfoque na satisfação dos docentes com o uso do conjunto de ferramentas, visto que esta pesquisa teve como enfoque o ponto de vista discente. Abstract: Video making comes from cinema to expand the format beyond films, including advertising, journalist videos, artistic videos, video clips, and social media content, among others. Due to this coverage, teaching video making is present in many curriculums of undergraduate courses, including Design. At the same time, it is believed that there is a lack of tools for teaching video projects, which is the problem covered by this research, with a focus on the project of the art department responsible for the look of the video. In this way, this dissertation presents a general objective of proposing a set of digital visual tools for teaching production design projects in higher education. This research is classified as applied, qualitative and exploratory. The method uses the steps for Design Science Research (DSR) proposed by Dresch, Lacerda and Antunes Júnior (2014), a method based on Design Science. In addition, it also realizes a Systematic Literature Review focused on visual tools and uses techniques such as questionnaires and semi-structured interviews to collect data with experts and evaluate the developed artifact. As a result, the research initially brings a theoretical contribution, with guidelines for digital visual tools and their relationships with four classes of problems, in addition to construction and contingency heuristics for each category. It also presents a practical contribution with a visual organization of the art creative process. Finally, the main contribution is the development of a set of digital visual tools designed on two different platforms, Figma (FigJam) and Google Sheets, made for teaching video project, with use for the creation of short-term and medium visual complexity videos. The set of tools was also evaluated in three higher education institutions and different undergraduate courses, Advertising, Cinema, and Industrial Design, presenting negative results with Advertising students regarding their satisfaction in the user experience. Therefore, it is suggested to carry out more studies to investigate the influences of project?s characteristics or field in relation to the satisfaction of using the tools. In addition, it is also recommended to carry out research focusing on professors' satisfaction with the use of the toolkit since this research focused on the student's point of view. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2022. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241071 |
Date: | 2022 |
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PGDE0240-D.pdf | 47.77Mb |
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