Percepção Merleau-Pontyana na organização da informação musical

DSpace Repository

A- A A+

Percepção Merleau-Pontyana na organização da informação musical

Show full item record

Title: Percepção Merleau-Pontyana na organização da informação musical
Author: Martini, Karoly Gabriely
Abstract: A pesquisa ampara-se na noção de percepção presente na obra do filósofo Merleau-Ponty; na qual busca verificar a relevância deste conceito para com a Organização da Informação Musical. Para tanto, é realizada uma Revisão Sistemática Literária, a fim de mapear o conceito de percepção na Organização do Conhecimento. Em seguida, discute-se a noção de percepção merleau-pontyana, em sua relação conceitual com a Organização do Conhecimento, a partir também de um levantamento bibliográfico das publicações da ISKO que abordassem a temática da fenomenologia. E por fim, é estabelecida uma relação entre o conceito de percepção pré-reflexiva e Organização da Informação Musical, alcançada a partir de uma discussão que envolveu uma descrição de experiência individual da plataforma musical Spotify. A abordagem define-se como qualitativa-realista por se debruçar em circunstâncias reais e particulares e por ter como base uma teoria ou conceito. Em suma, pôde-se afirmar que há certa neutralização das experiências dos ouvintes, a qual que não é levada em consideração no que diz respeito à construção dos modelos organizacionais da área. Nesta perspectiva, compreendemos que o filósofo Merleau-Ponty, pode contribuir com seu constructo teórico para a OC, no que diz respeito à percepção. Acredita-se que repensar estes aspectos organizacionais, talvez seja um dos meios para que a percepção dos usuários de plataformas musicais, possa ser explorada de maneira mais condizente com a realidade, na qual a multiplicidade perceptiva e individual tenha liberdade e espaço que lhe sejam singulares.Abstract: The research is supported by the notion of perception present in the work of the philosopher Merleau-Ponty; in which it seeks to verify the relevance of this concept to the Organization of Musical Information. Therefore, a Systematic Literary Review is carried out in order to map the concept of perception in the Knowledge Organization. Next, the notion of Merleau-Ponty's perception is discussed, in its conceptual relationship with the Knowledge Organization, based also on a bibliographic survey of ISKO publications that addressed the theme of phenomenology. Finally, a relationship between the concept of pre-reflective perception and Organization of Musical Information is established, achieved from a discussion that involved a description of individual experience of the Spotify music platform. The approach is defined as qualitative-realistic because it focuses on real and particular circumstances and is based on a theory or concept. In short, it could be said that there is a certain neutralization of the listeners' experiences, which is not taken into account with regard to the construction of organizational models in the area. In this perspective, we understand that the philosopher Merleau-Ponty can contribute with his theoretical construct to the OC, with regard to perception. It is believed that rethinking these organizational aspects is perhaps one of the ways in which the perception of users of musical platforms can be explored in a way that is more consistent with reality, in which the perceptive and individual multiplicity has freedom and space that are unique to it.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2022.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241726
Date: 2022


Files in this item

Files Size Format View
PCIN0305-D.pdf 2.107Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar