dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Teixeira, Júlio Monteiro |
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dc.contributor.author |
Silva, Gustavo da |
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dc.date.accessioned |
2022-12-15T19:33:27Z |
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dc.date.available |
2022-12-15T19:33:27Z |
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dc.date.issued |
2022-12-05 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242857 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Design. |
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dc.description.abstract |
A relação dos consumidores com as marcas, sobretudo no mundo pós-digital, exige inovações constantes em processos e ferramentas. Empresas inseridas em um contexto de migração para o digital apontam e iluminam a importância do branding, ou gestão de marcas, como direcionador e diferencial de negócio. Este estudo pressupõe 'marca' enquanto uma plataforma viva de criação capaz de gerar conexões significativas e promover experiências únicas para o público. Assim, emerge no contexto de branding e aborda um modelo de inovação para desenvolvimento de uma solução digital na área. Além de auxiliar empresas em seus processos criativos, a solução busca aproximar pessoas e marcas, exercendo o papel transformador do branding. A fundamentação teórica endossa o desenvolvimento, que teve como base o modelo Business Stage, concebido por Teixeira (2020) e adaptado pelo autor. Tal modelo propõe a inovação em 4 níveis: (1) Embrionário; (2) Conceitual e Estratégico; (3) Tático e Operacional; e (4) Operacional. Como resultado do exercício projetual, as duas fases iniciais promoveram a descoberta e definição do conceito 'ambientes de marca', tema da inovação digital desenvolvida, através de ferramentas investigativas, como pensamento visual, benchmarking e questionários online. Além disso, essas etapas desdobraram as principais funcionalidades da solução a partir da análise de público e proposta de valor. Já as etapas finais trouxeram o foco para o desenvolvimento do design visual de interface e protótipo, utilizando para isso os planos demonstrados por Garrett (2011). Por fim, o estudo promoveu a plataforma BrandSpace enquanto solução criativa e inovadora para a gestão de marcas. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The relationship between consumers and brands, especially in this post-digital world, demands the constant innovation of tools and processes. Companies in the process of a migration into the digital world point to and highlight the importance of branding, or brand management, as an important guiding factor and one which makes their business stand out. This study presupposes ‘brand’ as a living platform of creation capable of generating meaningful connections and promoting unique experiences for the public. Thus this research emerges in the context of branding and broaches an innovative model for the development of a digital solution in the area. In addition to helping companies in their creative processes, the solution seeks to bring people and brands closer together, putting into practice the transformative power of branding. Beyond this theoretical foundation, which sustains development, the Business Stage model, conceived by Teixeira (2020) and adapted by the author, was used in this project. This model proposes innovation in 4 stages: (1) Embryonic; (2) Conceptual and Strategic; (3) Tactical and Operational; (4) Operational. As a result of this exercise, the two initial fases promoted the discovery and definition of the concept 'brand environments,' a theme of digital innovation developed through investigative tools such as visual thinking, benchmarking, and online questionnaires. Moreover, these stages revealed the main functions of the solution based on an analysis of the intended audience and the value proposition canvas. The final stages brought the focus to the development of the visual design of the interface and prototype, using as a guideline the planes demonstrated by Garrett (2010). Finally, this thesis promotes the platform BrandSpace as an innovative and creative solution for brand management. |
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dc.format.extent |
89 |
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dc.language.iso |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
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dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Inovação digital |
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dc.subject |
Experiência de marca |
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dc.subject |
Design |
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dc.subject |
Estratégia digital |
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dc.subject |
Plataforma digital |
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dc.title |
Design para inovação: proposta de plataforma digital para ambientação de marcas |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Daldegan, Kétlen Cristine Vasconcelos |
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