Design de interface: e-learning com trilha de aprendizagem para inspirar, apoiar e despertar o interesse de meninas pelas áreas de STEM
Author:
Alynka Joyce Borges da, Silva
Abstract:
Neste projeto é desenvolvida a interface de e-learning com trilha de aprendizagem, destinado às meninas de 15 a 19 anos e estudantes do ensino médio. O objetivo é inspirar, apoiar e despertar o interesse de meninas pelas áreas de STEM por meio da educação e tecnologia. A metodologia de projeto utilizada é o design thinking de Tim Brown (2010), uma abordagem interativa e centrada no ser humano, que projeta soluções criativas e inovadoras por meio da empatia, colaboração e experimentação. Essa abordagem possui três fases ou espaços de inovação: a inspiração, a idealização e a implementação. A partir delas foi possível planejar, estruturar, prototipar e validar a interface proposta neste projeto. Obteve-se como resultado final a interface de e-learning com trilha de aprendizagem apresentada em um protótipo de alta fidelidade. Nele são exibidos os objetos de aprendizagem não-interativos (textos, imagens, citação e podcasts), interativos (accordion, tooltip, slider, flashcards e carrossel) e educacionais (reflexão sobre o assuntos e dicas de livros), para motivar e engajar a usuária no consumo dos conteúdos de inspiração e conhecimento.
Description:
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Design.