A gamificação e a sua contribuição para o ensino da contabilidade de custos: um estudo de caso

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A gamificação e a sua contribuição para o ensino da contabilidade de custos: um estudo de caso

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Mecheln, Pedro José Von
dc.contributor.author Gomes, Thayse
dc.date.accessioned 2022-12-23T17:46:56Z
dc.date.available 2022-12-23T17:46:56Z
dc.date.issued 2022-12-13
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243521
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Ciências Contábeis. pt_BR
dc.description.abstract A contabilidade de custos evoluiu de modo a se tornar um importante instrumento de auxílio à tomada de decisões. Para tanto, o mercado exige profissionais cada vez mais capacitados. Para satisfazer a essas exigências, se faz necessário que a academia esteja sempre aprimorando suas técnicas de formação do conhecimento. Dentro do curso de ciências contábeis da UFSC, observa-se que o ensino ainda é muito conservador no campo da contabilidade de custos. Da participação na disciplina de simulação gerencial, se observou que o torneio realizado na disciplina oferece uma gama de informações e situações que podem ser trazidas para complementar o ensino de custos. Desta maneira, este trabalho tem como propósito evidenciar de que maneira as situações geradas por um jogo empresarial podem ser utilizadas para contribuir com o ensino da Contabilidade de Custos. Para atender este objetivo foram analisados os resultados obtidos por uma empresa do ambiente simulado. A partir dos custos e despesas levantados, os resultados da empresa foram recalculados por meio dos métodos de: custeio variável, custeio por absorção e custeio por absorção com departamentalização. Identificou-se que a depender do comportamento determinados custos, eles podem ter diferentes classificações; tal como a ociosidade, que em um valor baixo é normal e pode ser atribuído ao CPV, mas que em grande valor é um desperdício e deve ser contabilizado como perda. Verificou-se que é possível exemplificar a produção conjunta e a acumulação de custos, bem como ensinar as diferenças de mão de obra direta e indireta e quais itens compõem o seu custo. Por meio da departamentalização é possível tratar do rateio de custos indiretos, assim como do mapeamento das atividades e como cada uma contribui para a produção. Ao final do estudo se concluiu que a atividade gamificada oferece condições de ser utilizada na constituição de atividades complementares para o ensino da contabilidade de custos. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject Gamificação. pt_BR
dc.subject Simulação. pt_BR
dc.subject Contabilidade de Custos. pt_BR
dc.subject Ensino. pt_BR
dc.subject Métodos de Custeio. pt_BR
dc.title A gamificação e a sua contribuição para o ensino da contabilidade de custos: um estudo de caso pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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