A canção de denúncia em práxis educativas democráticas e dialógicas: ensino-aprendizagem de línguas com análise multissemiótica para humanizar práticas sociais

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A canção de denúncia em práxis educativas democráticas e dialógicas: ensino-aprendizagem de línguas com análise multissemiótica para humanizar práticas sociais

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Baltar, Marcos Antonio Rocha
dc.contributor.author Baron, Roberto
dc.date.accessioned 2022-12-26T23:14:53Z
dc.date.available 2022-12-26T23:14:53Z
dc.date.issued 2022
dc.identifier.other 379722
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243619
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2022.
dc.description.abstract A pesquisa A canção de denúncia em práxis educativa democrática e dialógica: ensinoaprendizagem de línguas com análise multissemiótica para humanizar práticas sociais partiu do questionamento inicial de como trazer as canções de denúncia da esfera da atividade humana de circulação original ? onde foram compostas e criadas, predominantemente caracterizadas pelo entretenimento e diversão ? para as atividades humanas de educação, como objetos de conhecimento para o ensino-aprendizagem de línguas e da língua portuguesa. Desenvolve condições e movimentos metodológicos para que professores e professoras de Língua Portuguesa, em contextos educativos do Ensino Básico, do Ensino Médio e do Ensino Universitário e extensão, para a formação de docentes de línguas e da formação continuada, possam analisar canções de denúncia como objetos de ensino e conhecimento contemporâneos, com enunciados completos, complexos e historicamente constituídos, para incentivar as práxis educativas democráticas e dialógicas que humanizam os processos de ensino-aprendizagem de línguas, especialmente a língua portuguesa. Visa a teorizar, organizar e ressignificar propostas epistemológicas, teóricas e metodológicas para problematizar a educação bancária, as lições em formato \"púlpito\", \"pódio\", \"plataforma\" ou \"palco\", e as transformar em práticas educativas como as dos círculos de cultura freirianos, em que predomine a decisão dialógica consensual na escolha de canções de denúncia a serem estudadas por estudantes, professoras e professores, necessariamente uma local e outra global. A investigação é fundamentada no campo da Linguística Aplicada, na perspectiva dialógica e enunciativa do Círculo de Bakhtin, na Pedagogia Crítica de Paulo Freire, e na Análise Multissemiótica da Canção de Baltar. Metodologicamente, está organizada como uma pesquisa proposicional ensaística, experiencial e de revisão bibliográfica intertransdisciplinar, a fim de oferecer apoio aos professores e professoras que trabalham em diferentes contextos educativos, especialmente nas áreas de Língua Portuguesa, Música, Sociologia, Filosofia, entre outras. Como resultado, apresenta as propostas de práticas educativas com canções de denúncia e a ressignificação do tetragrama proposto pelo Grupo de Estudos da Canção - GECAN, do Núcleo de Linguística Aplicada - NELA, do PPGL da UFSC, em pentagrama para a análise multissemiótica comparativa das canções de denúncia.
dc.description.abstract Abstract: The research \"The song of denunciation in democratic and dialogical educational praxis: teaching-learning of languages with multisemiotic analysis to humanize social practices'' started from the initial questioning of how to bring the songs of denunciation from the spheres of human activities of original circulation, where they were composed and created, predominantly characterized by entertainment and fun, to human activities of education, as objects of knowledge for the teaching-learning of languages and the Portuguese language. It provides subsidies for Portuguese language teachers, in educational contexts of elementary School, middle school, high school, university degree courses to train a language teacher and continuing education, to analyze songs of denunciation as objects of contemporary teaching and knowledge, as complete, complex and historically constituted enunciates, to enable democratic and dialogical educational practices that humanize the processes of teaching-learning of languages, especially the Portuguese language. It aims at theorizing, organizing, and resignifying epistemological, theoretical and methodological proposals to problematize banking education, the lessons in \"pulpit\", \"podium\", \"platform\" or ?stage? format, and transform them into educational practices such as Freirean culture circles, in which the dialogical decision and the consensual choice of the songs of denunciation to be studied by students and teachers predominate, necessarily one local and one global. The research is grounded in the field of Applied Linguistics, in the dialogical and enunciative perspective of Bakhtin's Circle, in Paulo Freire's Critical Pedagogy, and in Baltar's Multisemiotic Analysis of Song. Methodologically, it is organized as essayistic propositional research, experiential and of intertransdisciplinary literature review, in order to offer support to teachers who work in different educational contexts, especially in the areas of Portuguese Language, Music, Sociology, Philosophy, among others. As a result, it presents proposals for educational practices with songs of denunciation and the re-signifying of the tetragram proposed by the Group of Studies of Song - GECAN, of the Nucleus of Applied Linguistics - NELA, of the PPGL of UFSC, for a multisemiotic analysis of songs. en
dc.format.extent 301 p.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Linguística
dc.subject.classification Língua portuguesa
dc.subject.classification Linguística aplicada
dc.title A canção de denúncia em práxis educativas democráticas e dialógicas: ensino-aprendizagem de línguas com análise multissemiótica para humanizar práticas sociais
dc.type Tese (Doutorado)


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