Arsène Lupin: intertextualidade intermidiática entre contos de maurice leblanc, a série lupin e o video-jogo persona 5
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Rassier, Luciana Wrege |
|
dc.contributor.author |
Domingues, João Vitor |
|
dc.contributor.author |
Domingues, João Vitor |
|
dc.date.accessioned |
2023-01-10T22:03:01Z |
|
dc.date.available |
2023-01-10T22:03:01Z |
|
dc.date.issued |
2022-12-19 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243808 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Letras Francês. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A proposta deste trabalho é analisar o diálogo intertextual entre três obras: os contos “A prisão
de Arsène Lupin,” “Arsène Lupin na prisão”, “A fuga de Arsène Lupin” e “O colar da rainha”,
publicados na obra Arsène Lupin, cavalheiro e ladrão de Maurice Leblanc (publicada em 1907),
a série da Netflix Lupin (2021) e o vídeojogo Persona 5 (2017), centrando-se no protagonista
Lupin e, mais especificamente em cenas de fuga. Para tanto, toma-se por base os conceitos de
Linda Hutcheon em Uma teoria da adaptação (2011), notadamente a questão dos diferentes
modos de engajamento do leitor. Também são utilizados os conceitos de intertextualidade de
Robert Stam (2013). Busca-se demonstrar as convergências e divergências entre os
protagonistas das três obras, identificando os recursos específicos a cada uma das três mídias
utilizadas por seus respectivos autores. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Le but de ce travail est d'analyser le dialogue intertextuel entre trois ouvrages : les contes “A
prisão de Arsène Lupin,” (L’arrestation d’Arsène Lupin) , “Arsène Lupin na prisão” (Arsène
Lupin en prison) , “A fuga de Arsène Lupin” (L’evasion d’Arsène Lupin) et “O colar da
rainha” (Le collierr de la reine), parues dans le l'œuvre Arsène Lupin Gentleman Cambrioleur
(1907) de Maurice Leblanc ; la série Netflix Lupin (2021) et le jeu vidéo Persona 5 (2017),
centrés sur le protagoniste Lupin mais aussi sur des scènes d'évasion. Pour ce faire, sont utilisés,
d’une part, les concepts de Linda Hutcheon dans Uma teoria da adaptação (2011) s'appuient
notamment sur la question des différents modes d'engagement du lecteur et, d’autre part, les
concepts d'intertextualité de Robert Stam (2013). Ce travail s’interroge sur les convergences et
les divergences entre les protagonistes des trois œuvres du corpus, en identifiant des ressources
propres à chacun des trois médias utilisés par leurs auteurs respectifs. |
pt_BR |
dc.format.extent |
54 |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
literatura francesa; estudos da tradução; intertextualidade; adaptações intermidiáticas; Arsène Lupin |
pt_BR |
dc.title |
Arsène Lupin: intertextualidade intermidiática entre contos de maurice leblanc, a série lupin e o video-jogo persona 5 |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar