Title: | Tecnologias e jogos digitais:: percepção dos professores do ensino de língua inglesa |
Author: | Machado, Paula Behenck |
Abstract: |
Com o avanço das tecnologias e o crescimento da utilização destas ao redor do mundo, surge a necessidade de incluí-las na educação, como ferramentas que auxiliem os atu- ais métodos de ensino. Levando em conta que a maioria das aulas nas escolas públi- cas brasileiras continuam acontecendo da mesma forma há muitos anos, e pensando na importância do aprendizado de uma língua estrangeira neste novo cenário mundial tecnológico, o objetivo deste trabalho é compreender a percepção dos professores de inglês em relação ao uso de jogos e tecnologias digitais na prática do ensino de língua inglesa presencial e remoto, em diferentes ambientes educacionais. Com base na participação de professores de inglês nas etapas da pesquisa, é possível explorar sobre suas experiências e pontos de vista, diretamente relacionados com o ensino de inglês e o uso de tecnologias e jogos digitais. Esta pesquisa levantou informações por meio de dois questionários enviados e aplicados com professores de inglês, em dois diferentes momentos, para o conhecimento do uso das tecnologias e jogos digitais por parte destes. A partir dos resultados obtidos, utilizou-se o método de pesquisa de grupo focal com os professores participantes. Dessa forma foi possível constatar que professores, juntamente com as tecnologias e os jogos digitais são muito importantes na sala de aula. Estes são ferramentas de extrema importância a serem utilizadas no ensino, inclusive de língua inglesa. Aqueles, exercem um papel essencial, de mediado- res e de exemplos de aprendizes de uma segunda língua. Percebeu-se também que os estudos e as qualificações são de suma importância para a atualização e prática da docência. Além disso, foi possível concluir que, por meio do planejamento de ati- vidades, visualizando o momento certo para inserir os jogos digitais e as tecnologias nas aulas, os professores tem nestes, ferramentas de apoio, que ajudarão a facilitar, engajar e motivar os alunos no aprendizado de uma nova língua. Abstract: The advance of technologies and the increase of their use around the world shows a need to include them in education, as tools that could help current teaching meth- ods. Taking into account that most classes in Brazilian public schools continue to take place in the same way for many years, and considering the importance of learning a foreign language in this new technological world scenario, the objective of this study is to understand the perception of English teachers in relation to the use of games and digital technologies, in the practice of language teaching in-person and remote in dif- ferent educational environments. Based on the participation of English teachers in the research stages, it is possible to explore their experiences and points of view, directly related to the English teaching and the use of technologies and digital games. This research collected information through two questionnaires that was sent and applied with English teachers, at two different moments, to evaluate the use of technologies and digital games by them. Based on the results obtained, a focus group research method was used with the participating teachers. In this way, it was possible to verify that teachers, together with technologies and digital games, are very important in the classroom and those are extremely important tools to be used in teaching, including English. Teachers as well, play an essential role as mediators and examples of sec- ond language learners. It was also noticed that keep learning and qualifications are very important for the updating and practice of teaching. In addition, it was possible to conclude that, through the planning of activities, visualizing the right moment to insert digital games and technologies in their classes, teachers have support tools in these, which will help to engage and motivate students in learning a new language. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2022. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243978 |
Date: | 2022 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PTIC0131-D.pdf | 2.116Mb |
View/ |