Vivendo na “caudalonga” do spotify: etnografando músicos com até 3.000 seguidores na plataforma digital
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Cezarino, Letícia Maria da Nobrega |
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dc.contributor.author |
Gonçaves |Neto, Maximiano Augusto |
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dc.date.accessioned |
2023-05-16T19:40:52Z |
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dc.date.available |
2023-05-16T19:40:52Z |
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dc.date.issued |
2020-12-01 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245876 |
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dc.description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Antropologia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) aborda os Músicos de várias partes do mundo que disponibilizam seus fonogramas numa plataforma de streaming específica, o Spotify, e que possuem à época do estudo um máximo de 3.000 seguidores.
O modelo de venda dos serviços de streaming desta plataforma aponta para um fenômeno econômico conhecido como “Caudalonga” (the longtail). O grupo de Músicos etnografado pela particularidade do número de seguidores localiza-se próximo ao fechamento da curva, ou seja, no final da Caudalonga.
Considerando que a música possui particularidades como estilo e gênero, os Músicos agrupam-se em nichos específicos a partir dos quais se criam estereótipos. Investiga-se neste trabalho como se constroem convergência e similaridades entre os Músicos do grande grupo estudado, seja qual for o estilo ou gênero musical em que militam.
Há certa coesão de ideias entre os formatos de divulgação e as plataformas digitais utilizadas por estes Músicos para apoiar a divulgação de seu trabalho dentro do Spotify. O ponto principal para o qual a maioria dos músicos converge é criar uma base de fãs que assistam a suas “performances” ao vivo. O fonograma é um cartão de visitas, a atração para que o ouvinte vá aos concertos ao vivo. |
pt_BR |
dc.format.extent |
126 |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
música |
pt_BR |
dc.subject |
digitalização |
pt_BR |
dc.subject |
streaming |
pt_BR |
dc.subject |
colaboração |
pt_BR |
dc.subject |
plataformas digitais |
pt_BR |
dc.title |
Vivendo na “caudalonga” do spotify: etnografando músicos com até 3.000 seguidores na plataforma digital |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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