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INTRODUÇÃOO saber-fazer construtivo têm passado por mudanças ao longo dos séculos, promovidas, sobretudo, pelos avanços tecnológicos. Diante da tecnologia formal de construção, conhecimentos vernaculares oriundos de culturas cons-trutivas tradicionais (MORLEY, 1987), tendem ao desaparecimento ou sofrem processos de adaptação a essas mudanças, especialmente no tempo presente. Porém, quais vestígios dessas antigas tradições no ato de construir podemos encontrar ao longo desses processos de adaptação?Algumas obras que se adequam à atua-lidade, por exemplo, são capazes de expressar_um senso regionalista por meio de aspectos vernaculares, antigos saberes construtivos passados de gera-ção à geração, ou seja, inteligências construtivas. (FERREIRA, 2012)Geralmente, tais obras são apenas vestígios do que seria uma concepção de arquitetura vernacular em sua integralidade, mesmo assim, possuem aspectos ou indícios de antigas tradições construtivas, como é o caso de alguns projetos de Diébédo Francis Kéré, na África e algumas obras de Severiano Porto no Brasil.A fim de averiguar e compreender a expressão de tais arquiteturas “híbridas” (dotadas de alguns aspectos vernaculares e ao mesmo tempo de um certo nível de tecnologia formal), a pesquisa de dissertação em curso pretende investigar como as tradições no ato de construir, presentes na arquitetura vernacular, são apropriadas por obras arquitetônicas e se expressam na contemporaneidade. 2. OBJETIVOO principal objetivo desta pesquisa, é investigar o processo de adaptação de inteligências construtivas vernaculares à contemporaneidade. 3. METODOLOGIAA metodologia desta pesquisa consiste em análises de obras contemporâneas com o caráter híbrido citado, por meio de dois eixos temáticos: Culturas Construtivas Tradicionais e Inteligências Construtivas, através de levantamentos bibliográficos e documentais, estudos de casos indiretos e formais, entre outros. Pretende-se, desta forma, chegar a uma compreensão mais profunda e consistente sobre o processo em estudo. |