Title: | RECOGNITION AND IDENTIFICATION OF FAIR-FACED CONCRETE BUILDINGS IN THE LANDSCAPE OF SOROCABA/SP: RECONHECIMENTO E IDENTIFICAÇÃO DOS EDIFÍCIOS DE CONCRETO APARENTE EM SOROCABA/SP; RECONOCIMIENTO E IDENTIFICACIÓN DE EDIFICACIONES DE HORMIGÓN EN EL PAISAJE DE SOROCABA/SP: RECOGNITION AND IDENTIFICATION OF FAIR-FACED CONCRETE BUILDINGS IN THE LANDSCAPE OF SOROCABA/SP; RECONHECIMENTO E IDENTIFICAÇÃO DOS EDIFÍCIOS DE CONCRETO APARENTE EM SOROCABA/SP: RECOGNITION AND IDENTIFICATION OF FAIR-FACED CONCRETE BUILDINGS IN THE LANDSCAPE OF SOROCABA/SP |
Author: | Car Vidotto, Taiana; Geraldo, Rodrigo; Boscariol Machado, Nadia; da Silva Inácio, Márcia |
Description: |
Modern Architecture is part of the Sorocaba landscape. However, its preservation is at risk and there are many challenges regarding the conservation of these buildings. The aim of the present study was to present a survey on modern buildings from Sorocaba, emphasizing four of them and their conservation conditions. First of all, thirty-five buildings were identified through a bibliographical review and exploratory research. In the second step, four of the selected buildings were analyzed: the Diretório Regional Agrícola (DIRA), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Teatro Municipal Teotônio Villela (theater) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). The conservation stage of these buildings was investigated. Among those buildings, the theater presented a higher number of anomalies. Through this case was possible to identify the intimate relationship between the lack of conservation and the presence of the pathological manifestations. By contrast, SENAC was the building that presented better conservation and it was in accordance with its initial project. La arquitectura moderna está presente en el paisaje del municipio de Sorocaba/SP. Sin embargo, su preservación está en riesgo y existen muchos desafíos identificados para la conservación de estos edificios. El objetivo principal de esta investigación fue presentar un inventario de edificios modernos en Sorocaba, destacando cuatro ejemplos y su estado actual de conservación. En un primer momento, a través de una revisión bibliográfica y una investigación exploratoria, se identificaron treinta y cinco edificios. En la segunda etapa, los cuatro edificios seleccionados (Diretório Regional Agrícola (DIRA), Servicio Nacional de Aprendizaje Industrial (SENAI), Teatro Municipal Teotônio Villela y Servicio Nacional de Aprendizaje Comercial (SENAC)) fueron analizados para verificar su estado actual de conservación, considerando las manifestaciones patológicas registradas. Del inventario elaborado, se observó una demanda existente para el establecimiento de estrategias de documentación, conservación y eventual reocupación de estas edificaciones. Entre los cuatro edificios destacados, el Teatro es el que presenta las anomalías en mayor grado y recurrencia. En este caso, fue posible concluir la estrecha relación entre la ausencia de conservación y la presencia de manifestaciones patológicas. Por otro lado, el edificio del SENAC fue el más conservado y acorde con el proyecto inicial. A arquitetura moderna marca presença na paisagem do município de Sorocaba/SP. Entretanto, sua preservação está em risco e muitos são os desafios identificados para a conservação dessas edificações. A presente pesquisa teve como objetivo principal apresentar um inventário de edifícios modernos de Sorocaba, destacando quatro exemplares com o respectivo estado de conservação atual. Em um primeiro momento, por meio de uma revisão bibliográfica e pesquisa exploratória foram identificados trinta e cinco edifícios. Na segunda etapa, os quatro edifícios selecionados (Diretório Regional Agrícola (DIRA), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Teatro Municipal Teotônio Villela e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC)) foram analisados para verificação de seu estado de conservação atual, considerando as manifestações patológicas registradas. A partir do inventário elaborado, observou-se uma demanda existente para o estabelecimento de estratégias para documentação, conservação e eventual reocupação desses edifícios. Entre os quatro edifícios destacados, o Teatro é o qual apresenta em maior grau e recorrência as anomalias. Nesse caso, foi possível concluir a íntima relação entre ausência de conservação e a presença das manifestações patológicas. Em contrapartida, o edifício do SENAC foi o qual mais se mostrou conservado e de acordo com o projeto inicial. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/246718 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
5416-Texto do artigo-21496-1-10-20230317.pdf | 1014.Kb |
View/ |