Experimentando o Tap Dance: performance, improvisação e resistência desde os pés
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Head, Scott Correll |
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dc.contributor.author |
Claumann, Lívia Fontanella |
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dc.date.accessioned |
2023-06-20T20:01:30Z |
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dc.date.available |
2023-06-20T20:01:30Z |
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dc.date.issued |
2023-02-09 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247024 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Antropologia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta pesquisa etnográfica parte da minha perspectiva como mulher branca
dançando-pesquisando o Tap Dance, uma dança afro-diaspórica desenvolvida nos Estados
Unidos. No Brasil, a dança também é chamada de sapateado. Busca jeitos de experimentar o
Tap Dance no palco e além do palco - na performance “Se não agora, quando?” da Cia Trupe
Toe em Florianópolis, e na improvisação - como formas de entretenimento e resistência de
acordo com uma prática antirracista. Também discute como os saberes emergem por meio dos
performers e como são construídos desde os pés/corpos, de modo a revelar as potências do
Tap quando praticado com engajamento pensando em possibilidades de dançar diferente no
cenário brasileiro. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The current ethnographic research starts off from my perspective as a white woman
dancing-researching Tap Dance, an afro-diasporic dance developed in the United States. In
Brazil, it is also called sapateado. It seeks ways to experiment Tap Dance on the stage and
beyond the stage - in the performance “Se não agora, quando?” from Cia Trupe Toe in
Florianópolis and in improvisation - as forms of entertainment and resistance according to the
anti racism practices. It also discusses how the knowledges emerge from the performers and
how they are constructed since the feet/bodies. From that, revealing the potencies of Tap
when practiced with engagement, thinking of possibilities of different dancing in the brazilian
scenario. |
pt_BR |
dc.format.extent |
75 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Tap Dance |
pt_BR |
dc.subject |
sapateado |
pt_BR |
dc.subject |
antropologia da performance |
pt_BR |
dc.subject |
dança |
pt_BR |
dc.subject |
improvisação |
pt_BR |
dc.subject |
tap dance |
pt_BR |
dc.subject |
sapateado |
pt_BR |
dc.subject |
anthropology of performance |
pt_BR |
dc.subject |
dance |
pt_BR |
dc.subject |
improvisation |
pt_BR |
dc.title |
Experimentando o Tap Dance: performance, improvisação e resistência desde os pés |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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