dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Wangenheim, Christiane Anneliese Gresse von |
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dc.contributor.author |
Souza, Angélica Siqueira de |
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dc.date.accessioned |
2023-06-28T18:24:22Z |
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dc.date.available |
2023-06-28T18:24:22Z |
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dc.date.issued |
2022 |
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dc.identifier.other |
380585 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247288 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Florianópolis, 2022. |
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dc.description.abstract |
Com o avanço da tecnologia no século XXI, é necessária uma adaptação da população ao novo modo de se viver, seja no trabalho ou na sua vida pessoal e convivência em sociedade. Isto faz com que seja necessário o desenvolvimento de novas habilidades do século XXI. Dentre estas novas habilidades destaca-se a criatividade, especialmente num mundo caracterizado pela automação. A criatividade tem diversas definições, mas em geral é definida como a capacidade de gerar ideias e soluções novas, originais ou surpreendentes. Uma das formas encontradas para estimular a criatividade é ensiná-la por meio da computação já na Educação Básica, como por exemplo na criação de aplicativos móveis utilizando design de interface de usuário (UI) originais, o aluno pode desenvolver criatividade, suas ideias e competências. Porém, se questiona como avaliar a originalidade especificamente em relação ao design de interface de usuário (UI) dos aplicativos móveis sendo criados pelo estudante para acompanhar o progresso da aprendizagem. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é desenvolver um modelo de avaliação da originalidade de esqueleto do design de interface de usuário no nível de wireframe de apps Android, desenvolvidos com App Inventor, no contexto de avaliação de criatividade de aprendizagem do aluno na Educação Básica. O modelo desenvolvido possibilita a avaliação da originalidade dos apps desenvolvidos como resultados do processo de aprendizagem de forma automatizada utilizando medidas de similaridade que avaliam a originalidade de aplicativos criados no App Inventor, extraindo cada componente de UI presente nos aplicativos móveis e atribuindo uma nota para seu nível de originalidade. Assim, espera-se contribuir para melhorar a habilidade de criatividade, fornecendo feedback aos alunos e professores no processo de aprendizagem. |
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dc.description.abstract |
Abstract: With the advancement of technology in the 21st century, it is necessary for the population to adapt to the new way of living, whether at work or in their personal life and living in society. This makes it necessary to develop new 21st century skills. Among these new skills, creativity stands out, especially in a world characterized by automation. Creativity has several definitions, but in general it is defined as the ability to generate new, original or surprising ideas and solutions. One of the ways found to stimulate creativity is to teach it through computing already in Basic Education, such as in the creation of mobile applications using original user interface (UI) design, the student can develop creativity, their ideas and skills . However, the question is how to assess originality specifically in relation to the user interface (UI) design of mobile applications being created by the student to track learning progress. In this context, the objective of this work is to develop a model for evaluating the skeleton originality of user interface design at the wireframe level of Android apps, developed with App Inventor, in the context of evaluating student learning creativity in Basic Education. The developed model makes it possible to evaluate the originality of the apps developed as a result of the learning process in an automated way using similarity measures that evaluate the originality of apps created in App Inventor, extracting each UI component present in the mobile apps and assigning a grade to its originality level. Thus, it is expected to contribute to improve the ability of creativity, providing feedback to students and teachers in the learning process. |
en |
dc.format.extent |
118 p.| il., gráfs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject.classification |
Computação |
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dc.subject.classification |
Criatividade |
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dc.subject.classification |
Originalidade |
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dc.subject.classification |
Aplicativos móveis |
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dc.subject.classification |
Inteligência artificial |
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dc.title |
Uma abordagem para avaliação de originalidade de design de interface de usuário de aplicativos móveis utilizando técnicas de inteligência artificial para a educação básica |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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