Title: | Novos começos em Wong Kar-Wai |
Author: | Nascimento, Alexandre Manoel |
Abstract: |
A presente dissertação pretende explorar os conceitos de memória, ficção e temporalidade na obra do cineasta Wong Kar-Wai. Para tal, os pressupostos principais vêm da teoria de Henri Bergson no livro Matéria e memória, em que aprendemos que a memória não é uma linha temporal que avança adiante no tempo, mas sim uma virtualidade de imagens que ficam em suspenso sempre em vias de acontecer. A partir disso, apoiado também em outros pensadores como Deleuze, Derrida, Agamben, Badiou, Benjamin, entre outros, tentamos enxergar de que maneira essa memória atua no cinema de Wong Kar-Wai, mas também tento traçar como o cinema do diretor pode ser visto como uma nova possibilidade para a história geopolítica de Hong Kong. Abstract: The present dissertation intends to explore the concepts of memory, fiction and temporality in the work of filmmaker Wong Kar-Wai. To this end, the main assumptions come from the theory of Henri Bergson in the book Matter and memory, in which we learn that memory is not a timeline that advances forward in time, but a virtuality of images that remain in suspension, always in the process of happening. From this, also supported by other thinkers such as Deleuze, Derrida, Agamben, Badiou, Benjamin, among others, we try to see how this memory works in Wong Kar-Wai's cinema, and we will also try to trace how the director's cinema can be seen as a new possibility for Hong Kong's geopolitical history. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2022. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247337 |
Date: | 2022 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PLIT0922-D.pdf | 2.986Mb |
View/ |