dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Almeida, Tereza Virginia de |
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dc.contributor.author |
Rodrigues, Elton da Silva |
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dc.date.accessioned |
2023-06-28T18:26:57Z |
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dc.date.available |
2023-06-28T18:26:57Z |
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dc.date.issued |
2023 |
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dc.identifier.other |
381422 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247600 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-graduação em Literatura, 2023. |
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dc.description.abstract |
Esta dissertação tem como objetivo explorar e refletir a relação entre dois conceitos bakhtinianos, a polifonia e o heterodiscurso, e a visão de democracia no romance As meninas, de Lygia Fagundes Telles. As inovações estilísticas empregadas pela autora, como a troca de narradores sem aviso prévio, amontoando as vozes num mesmo capítulo e, por vezes, num mesmo parágrafo, dão ao romance o caráter polifônico. Caráter esse que possibilita o funcionamento de cada personagem como ser autônomo, com voz, visão de mundo e posicionamento próprio diante de um período marcado pelo autoritarismo. À polifonia de As meninas, soma-se o seu caráter heterodiscursivo, fundamental para entender de que modo o romance de Lygia Fagundes Telles pode ser lido como um enunciado que traz a possibilidade de democracia no período ditatorial. O heterodiscurso é compreendido como a diversidade de vozes sociais presentes no romance moderno, gênero discursivo povoado pela diversidade de linguagens que apresentam pontos de vista específicos sobre o mundo. As diferentes visões de mundo presentes em As meninas, por meio das relações dialógicas amalgamadas ao estilo empregado, possibilitam a visão do romance como um modelo de sociedade. Desse modo, a equipolência das vozes sociais no romance de Lygia Fagundes Telles possibilita uma visão de sociedade democrática à medida que permite a existência da pluralidade em um Brasil sob um regime ditatorial, autoritário e repressivo, que impunha o silêncio a diversas vozes. |
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dc.description.abstract |
Abstract: This dissertation aims to explore and reflect on the relationship between two Bakhtinian concepts, polyphony and heteroglossia, and the vision of democracy in the novel As Meninas, by Lygia Fagundes Telles. The stylistic innovations used by the author, such as changing narrators without prior notice, piling up the voices in the same chapter and, sometimes, in the same paragraph, give the novel its polyphonic character. This character makes it possible for each character to function as an autonomous being, with a voice, a worldview and its own positioning in a period marked by authoritarianism. The polyphony character joins the heteroglossia in this novel, which is fundamental to understanding how Lygia Fagundes Telles's novel can be read as a statement that brings the possibility of democracy in the dictatorial period. Heteroglossia is understood as the diversity of social voices present in the modern novel, a discursive genre populated by the diversity of languages that present specific points of view about the world. The different visions of the world present in As Meninas, through the dialogical relations amalgamated with the style employed, make it possible to see the novel as a model of society. Thus, the equivalence of social voices in Lygia Fagundes Telles's novel enables a vision of a democratic society as it allows for the existence of plurality in a Brazil under a dictatorial, authoritarian and repressive regime, which imposed silence on several voices. |
en |
dc.format.extent |
111 p. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject.classification |
Literatura |
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dc.subject.classification |
Democracia |
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dc.subject.classification |
Polifonia |
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dc.title |
Literatura e democracia: as meninas de Lygia Fagundes Telles |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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