dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Gonçalves, Berenice Santos |
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dc.contributor.author |
Gonçalves, Caio Fraile |
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dc.date.accessioned |
2023-06-28T18:27:05Z |
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dc.date.available |
2023-06-28T18:27:05Z |
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dc.date.issued |
2023 |
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dc.identifier.other |
381540 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247618 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2023. |
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dc.description.abstract |
A partir do avanço das tecnologias, meios e plataformas de comunicação, conhecimentos considerados definitivos tornaram-se voláteis, alterando o antigo modelo em que o ensino básico e superior oferecem a aprendizagem e as empresas, a aplicação dos conceitos aprendidos. As empresas têm compreendido a educação como um processo contínuo, bem como seu papel na formação de seus funcionários. Assim, a educação corporativa surgiu como forma de suprir a necessidade de ensino-aprendizagem nas empresas, oferecendo um processo contínuo para o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes exigidas dos trabalhadores. Nesse cenário, o campo do design instrucional tem fundamentado a concepção e execução de ações de educação corporativa, empregando estratégias instrucionais como o storytelling que, por seus atributos de transmissão de conhecimento, propicia a criação de experiências de aprendizagem mais eficientes, eficazes e atrativas. Nessa perspectiva, o presente estudo teve como objetivo propor orientações para o design de ações de educação corporativa que adotam o storytelling como estratégia instrucional. Esta pesquisa de natureza aplicada assumiu uma abordagem qualitativa, e classifica-se, sob a ótica de seu objetivo, como exploratória e descritiva. A partir do objetivo citado, os procedimentos metodológicos foram conduzidos em três principais fases. Na primeira fase da pesquisa ocorreram as revisões de literatura, narrativa e sistemática, que resultaram no referencial teórico deste trabalho, referente aos campos da narrativa, storytelling, design instrucional e educação corporativa. Na segunda fase realizou-se entrevistas com profissionais de design instrucional a fim de identificar seu conhecimento prático a respeito da utilização do storytelling como estratégia instrucional. Por fim, na terceira fase, a partir dos resultados das fases anteriores, foi elaborado o conjunto de orientações, configurado em três eixos e nove categorias e composto por 82 orientações. O primeiro eixo, formado pelas categorias aluno, empresa e conteúdo, abarca o estudo e compreensão de fatores iniciais que direcionam as especificidades do aprendizado. O segundo eixo, referente ao projeto propriamente dito, é constituído pelas categorias história (subcategorias elementos e estrutura), mídias e ações de aprendizagem, e destina-se a planejar as principais características das ações de educação corporativa. O terceiro eixo, direcionado à elaboração, composto pelas categorias linguagem textual, materiais instrucionais e validação, trata de aspectos referentes ao desenvolvimento e avaliação de materiais utilizados nas ações de educação corporativa. Dessa forma, o conjunto de orientações compreende um escopo organizado e hierárquico que visa contribuir para o desenvolvimento de ações de educação corporativa a serem propostas por designers instrucionais e equipes que pretendem adotar o storytelling como estratégia instrucional. |
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dc.description.abstract |
Abstract: With the advance of technologies, media, and communication platforms, knowledge considered definitive has become volatile, changing the old model in which basic and higher education provide the learning and companies the application of the concepts learned. Companies have understood education as an ongoing process, as well as its role in the development of their employees. In this scenario, the field of instructional design has supported the conception and execution of corporate education actions, using instructional strategies such as storytelling, which, due to its knowledge transmission attributes, provides the creation of more efficient, effective, and attractive learning experiences. In this perspective, the present study aimed to propose orientations for the design of corporate education actions that adopt storytelling as an instructional strategy. This applied research adopted a qualitative approach, and is classified, from the point of view of its objective, as exploratory and descriptive. Based on the aforementioned objective, the methodological procedures were conducted in three main phases. In the first phase of the research there were the narrative and systematic literature reviews, which resulted in the theoretical referential of this work, referring to the fields of narrative, storytelling, instructional design, and corporate education. In the second phase, interviews were conducted with instructional design professionals in order to identify their practical knowledge about the use of storytelling as an instructional strategy. Finally, in the third phase, based on the results of the previous phases, a set of orientations was elaborated, configured in three axes and nine categories and composed of 82 orientations. The first axel, formed by the categories student, company, and content, includes the study and understanding of initial factors that direct the specifics of learning. The second axel, referring to the project itself, is composed of the categories history (subcategories elements and structure), media and learning actions, is intended to plan the main features of the corporate education actions. The third axel, directed to the elaboration, composed of the categories textual language, instructional materials, and validation, deals with aspects related to the development and evaluation of materials used in corporate education actions. Therefore, the set of orientations comprises an organized and hierarchical scope that aims to contribute to the development of corporate education actions to be proposed by instructional designers and teams that intend to adopt storytelling as an instructional strategy. |
en |
dc.format.extent |
187 p.| il., gráfs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject.classification |
Design |
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dc.subject.classification |
Arte de contar histórias |
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dc.subject.classification |
Sistemas instrucionais |
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dc.subject.classification |
Educação patrocinada pelo empregador |
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dc.subject.classification |
Narrativa oral |
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dc.title |
Storytelling aplicado à ações de educação corporativa: um conjunto de orientações |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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