A representação de Vincent van Gogh em Lust for Life (1956) e At Eternity's Gate (2018): uma análise pelo viés dos estudos da adaptação

DSpace Repository

A- A A+

A representação de Vincent van Gogh em Lust for Life (1956) e At Eternity's Gate (2018): uma análise pelo viés dos estudos da adaptação

Show full item record

Title: A representação de Vincent van Gogh em Lust for Life (1956) e At Eternity's Gate (2018): uma análise pelo viés dos estudos da adaptação
Author: Silva, Alane Melo da
Abstract: A representação de figuras históricas está presente no cinema desde a sua invenção. O pintor holandês Vincent Van Gogh (1853-1890), um dos mais proeminentes artistas do Ocidente, teve sua biografia levada às telas em diferentes períodos dos séculos XX e XXI. Lust for Life (1956), cinebiografia dirigida por Vincente Minnelli, obteve grande sucesso entre a crítica especializada, sendo considerada uma das mais importantes produções sobre a vida do pintor no cinema. A cinebiografia retrata os principais acontecimentos da vida do artista e as dificuldades pessoais e profissionais dos últimos dez anos de sua vida. No início do século XXI, novas cinebiografias sobre o artista foram lançadas; dentre elas, At Eternity's Gate (2018), escrita e dirigida por Julian Schnabel, o qual retrata os últimos dois anos de vida do pintor com uma abordagem imersiva em seus transtornos mentais e produção artística. Ambas as cinebiografias apresentam diferentes representações sobre a trajetória do artista para o público de cada período histórico. Nesta pesquisa, por meio dos Estudos da Adaptação, será analisada a representação de Vincent Van Gogh nas obras fílmicas Lust for Life (1956) e At Eternity's Gate (2018), refletindo como as descobertas biográficas e a linguagem cinematográfica fundamentam a representação do artista holandês em cada período histórico. Esta tese apresenta uma discussão interdisciplinar entre as áreas dos Estudos da Adaptação, Cinema e Memória biográfica. Como fundamentação teórica para a análise, são tomadas as noções de adaptação apresentadas por Catrysse (1992), Bazin (2001), Stam (2008) e Hutcheon (2013). Será ainda discutido aspectos da narrativa cinematográfica por meio dos estudos de Osinski (2010), Mckee (2018) dentre outros; sobre a biografia serão apresentados os estudos de Carino (1999) e Markendorf (2011). A tese divide-se em cinco capítulos. No primeiro, será dado destaque aos objetivos da pesquisa e principais ideias que nortearam o trabalho. No segundo capítulo, o foco serão os aspectos biográficos sobre Van Gogh e a apresentação de sua obra. O terceiro capítulo trará as considerações teóricas sobre o campo dos Estudos da Adaptação aplicados aos estudos sobre cinema e discutirá características da biografia. No quarto capítulo será apresentada uma discussão sobre o filme Lust for Life (1956) e a obra homônima que o inspirou, publicada pelo escritor estadunidense Irving Stone em 1934, bem como reflexões sobre a adaptação cinematográfica na década de 1950. No quinto capítulo, serão apresentadas as principais decisões narrativas da cinebiografia At Eternity's Gate, e como a obra reflete o imaginário do século XXI sobre o pintor holandês. Finalmente, a conclusão irá apresentar as ideias que nortearam a tese e os fatores que contribuem para o grande sucesso da ficcionalização da biografia de Vincent Van Gogh para o cinema, relacionando os conceitos apresentados aos períodos históricos e as decisões narrativas adotadas na linguagem audiovisual.Abstract: The representation of historical figures has been present in cinema since its invention. The Dutch painter Vincent van Gogh (1853-1890), one of the most prominent artists in the West, had his biography presented in the cinema in different periods of the 20th and 21st centuries. Lust for Life (1956), a biopic directed by Vincente Minnelli, was a great success among specialized critics and is considered one of the most important productions about the painter's life in cinema. The biopic portrays the main events of the artist's life and the personal and professional difficulties of the last ten years of his life. In the early 21st century, new biopics about the artist were released, including At Eternity's Gate (2018), written and directed by Julian Schnabel, which portrays the painter's last two years of life with an immersive approach in his mental disorders and artistic production. Both biopics present different representations of the artist's journey to the audiences of each historical period. In this research, based on theories presented in the Adaptation Studies, the representation of Vincent Van Gogh in the film works Lust for Life (1956) and At Eternity's Gate (2018) will be analyzed, reflecting how biographical discoveries and cinematographic language are responsible for the representation of the Dutch artist in each historical period. This dissertation presents an interdisciplinary discussion among the fields of Adaptation Studies, Cinema, and Biographical Memory. As theoretical basis for the analysis, the notions of adaptation presented by Catrysse (1992), Bazin (2001), Stam (2008), and Hutcheon (2013) are taken. Aspects about the cinematic narrative will also be discussed through the studies of Osinski (2010), Mckee (2018), among others; on biography, the studies of Carino (1999) and Markendorf (2011) will be presented. This dissertation is divided into five chapters. In the first, the emphasis will be given to the research objectives and main ideas that guided the dissertation. In the second chapter, the focus will be on the biographical aspects of Van Gogh and the presentation of his work. The third chapter will bring theoretical considerations on the field of Adaptation Studies applied to studies on cinema and will discuss characteristics of the biography. In the fourth chapter, a discussion will be presented about the film Lust for Life (1956) and the homonymous work that inspired it, published by the American writer Irving Stone in 1934, as well as reflections on cinematographic adaptation in the 1950s. In the fifth chapter, the main narrative decisions of the biopic At Eternity's Gate, will be presented, and how the work reflects the 21st century imaginary about the Dutch painter. Finally, the conclusion will present the ideas that guided the thesis and the factors that contribute to the great success of the fictionalization of Vincent Van Gogh's biography in the cinema, relating the concepts presented to historical periods and narrative decisions adopted in audiovisual language.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução, Florianópolis, 2023.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247705
Date: 2023


Files in this item

Files Size Format View
PGET0571-T.pdf 5.705Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar