dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
|
dc.contributor.advisor |
Santos, Alckmar Luiz dos |
|
dc.contributor.author |
Sousa, Ana Paula Nunes de |
|
dc.date.accessioned |
2023-06-28T18:27:42Z |
|
dc.date.available |
2023-06-28T18:27:42Z |
|
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.identifier.other |
381873 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247723 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2023. |
|
dc.description.abstract |
Nesta dissertação, analisamos, sob o viés estilométrico, os elementos formais de composição poética de Fanfarras (1882), de Teófilo Dias. O nosso objetivo, longe de ser um julgamento final e/ou restrito da produção literária do maranhense, consiste em evidenciar as marcas de estilo presentes em sua produção, precisamente em Fanfarras (1882), a qual é apontada pelos estudiosos de sua obra, dentre os quais citamse Sílvio Romero (1905) e Antonio Candido (1960), como sendo a responsável por introduzir o Parnasianismo no Brasil. Para isso, nos valemos da estatística textual como metodologia de pesquisa que possibilita a verificação e estudo preciso do estilo. A ferramenta computacional utilizada foi o Aoidos, desenvolvida por Adiel Mittmann (2016), que realiza escansão automática de poemas escritos em português e espanhol, e que fornece, ainda, a quantificação dos metros, esquemas rítmicos e dos processos de acomodações silábicas. No estudo, utilizamos, além de Fanfarras (1882), Sonetos e poemas (1885), de Alberto de Oliveira, assim como obras de outros poetas contemporâneos do literato caxiense, como Afonso Celso (1876), Carvalho Júnior (1879), Raimundo Correia (1883; 1887), Fontoura Xavier (1884), Olavo Bilac (1902) e Artur Azevedo (1909). Além desses homens de letras, recorremos, também, às obras dos literatos tipicamente associados ao Romantismo: Álvares de Azevedo (1853), Casimiro de Abreu (1859) e Castro Alves (1870). Com a utilização desses poetas e de suas respectivas obras no corpus, podemos entender a efetividade do método quantiqualitativo de análise, bem como percebermos as possíveis discrepâncias e similaridades estilísticas existentes entre os literatos cotejados no estudo. Contudo, é oportuno dizermos que, dentre as análises informatizadas realizadas pela ferramenta, observamos que existe uma aproximação entre Teófilo Dias e seus companheiros de geração no que toca ao uso recorrente do soneto, o que também acontece em relação ao verso alexandrino clássico, ao passo que os poetas denominados ?românticos? fazem pouco uso desses elementos formais de construção de verso nas obras que foram analisadas na pesquisa. Outra informação interessante diz respeito ao emprego dos elementos formais sinalefa e sinérese, os resultados estatísticos gerados pelo Aoidos evidenciam que há, de fato, uma recorrência maior desses elementos por parte dos poetas que compuseram a cena literária brasileira do final do século XIX e início do século XX, como é o caso, por exemplo, de Alberto de Oliveira, Raimundo Correia e Olavo Bilac, a chamada ?tríade parnasiana?. |
|
dc.description.abstract |
Abstract: In this dissertation, we analyze, under the stylometric view, the formal elements of poetic composition of Fanfarras (1882), by Teófilo Dias. Our goal, far from being a final and/or restricted judgment of the literary production of maranhense, is to highlight the style markspresent in his production, precisely in Fanfarras (1882), which is pointed out by the scholars of his work, among whom are mentioned Sílvio Romero (1905) and Antonio Candido (1960), as being responsible for introducing Parnasianism in Brazil. For this, we use textual statistics as a research methodology that allows the verification and precise study of style. The computational tool used was Aoidos, developed by Adiel Mittmann (2016), which performs automatic scan of poems written in Portuguese and Spanish, and which also provides the quantification of meters, rhythmic schemes and processes of sylabic accommodations.In the study, we used, in addition to Fanfarras (1882), Sonetos e poemas (1885), by Alberto de Oliveira, as well as works by other contemporary poets of the Caxiense literati, such as Afonso Celso (1876), Carvalho Júnior (1879), Raimundo Correia (1883; 1887), Fontoura Xavier (1884), Olavo Bilac (1902) and Artur Azevedo (1909). In addition to these men of letters, we also resorted to the works of the literati typically associated with Romanticism: Álvares de Azevedo (1853), Casimiro de Abreu (1859) and Castro Alves (1870). With the use of these poets and their respective works in the corpus, we can understand the effectiveness of the quantitativequalitative method of analysis, as well as perceive the possible discrepancies and stylistic similarities existing between the literati compared in the study. However, it is appropriate to say that, among the computerized analyses performed by the tool, we observed that there is a approximation between Teófilo Dias and his generation partners regarding the recurrent use of the sonnet, which also happens in relation to the classical Alexandrian verse, while the poets called ?romantic? make little use of these formal elements of verse construction in the works that were analyzed in the research. Another interesting information concerns the use of the formal elements sinalefa and sinéresis, the statistical results generated by Aoidos show that there is, in fact, a greater recurrence of these elements by the poets who composed the Brazilian literary scene of the late nineteenth and early twentieth centuries, as is the case, for example, of Alberto de Oliveira, Raimundo Correia and Olavo Bilac, the socalled ?Parnasian triad?. |
en |
dc.format.extent |
166 p.| il., gráfs. |
|
dc.language.iso |
por |
|
dc.subject.classification |
Literatura |
|
dc.subject.classification |
Literatura brasileira |
|
dc.subject.classification |
Parnasianismo |
|
dc.title |
Teófilo Dias e a poética parnasiana: estudo estilométrico |
|
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
|