To Be Young, Gifted and Black: Militância negra e Encorajamento em Nina Simone (1960 -1970)

DSpace Repository

A- A A+

To Be Young, Gifted and Black: Militância negra e Encorajamento em Nina Simone (1960 -1970)

Show full item record

Title: To Be Young, Gifted and Black: Militância negra e Encorajamento em Nina Simone (1960 -1970)
Author: Aguiar, Yhandê
Abstract: A presente dissertação visa verificar, a partir da análise de oito canções selecionadas, os aspectos da carreira de Nina Simone que desejava para a politização dos negros nos EUA nos anos 1960 e 1970. Nina Simone foi uma cantora de jazz que atuou entre 1950 e os anos 2000. Ficou conhecida como uma das vozes mais expressivas do movimento pelos direitos civis dos negros nos EUA. Entendendo que o estudo de sua trajetória pessoal e profissional mostra como ela foi impactada pelo seu contexto e como filtrou isso nas suas canções, busca-se olhá-la a partir da teoria interseccional e suas sociabilidades. Sendo suas canções o tema principal da pesquisa, sua música foi aprendida como fonte histórica primária indo além do discurso escrito de suas canções, já que sua performance e instrumentação também foram elementos importantes de sua mensagem. É possível perceber que as canções de Simone apontam para várias temáticas, sendo a crítica ao racismo e o encorajamento à beleza negra as mais exploradas na pesquisa. Ambas temáticas trazem uma perspectiva rica da diáspora africana nos EUA, já que buscou se conectar com questões políticas e culturais da libertação na África, o que lhe conferiu o tom global de seu trabalho.Abstract: This dissertation aims at analyzing the aspects of Nina Simone's career that contributed to the politicization of African-Americans in the USA during the 1960s and 1970s. Nina Simone, as a jazz singer, worked from the 1950 to the 2000s. She became known as one of the most expressive voices of the Civil Rights Movement in her country and worldwide. Considering that the study of her personal and professional trajectory shows how she was impacted by her context and how she filtered this experience into her songs, Simone?s biography is conceived in the light of Intersectional theory and the concept of Sociability. Her eight pre-selected songs, the most important primary source of the research, were analyzed by its lyrical discourse and also by Simone?s performance strategies and musical elements of her instrumentation. Simone's songs point to several themes. Racism and the encouragement of black beauty were the most explored in the research. Both themes seem to bring a rich perspective of the African Diaspora in the US, especially considering that the artist, in a global scale, connected her work to political and cultural issues of liberation in Africa..
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2023.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247830
Date: 2023


Files in this item

Files Size Format View
PHST0777-D.pdf 1.160Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar