Hollywood como arma na Guerra ao Terror: uma análise geopolítica crítica popular
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Dalgaard, Klaus |
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dc.contributor.author |
John, Sonara Stella |
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dc.date.accessioned |
2023-07-06T00:00:46Z |
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dc.date.available |
2023-07-06T00:00:46Z |
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dc.date.issued |
2023-06-21 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248161 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Relações Internacionais. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Tendo em vista os impactos globais da política externa norte-americana de “guerra ao
terror”, principalmente ao que concerne às tratativas do mundo ocidental em relação
ao oriental, a problemática deste trabalho está em investigar e compreender como
produções cinematográficas ajudaram a consolidar discursos geopolíticos do hegemon
americano acerca do 11 de setembro. Trata-se de uma pesquisa exploratória, guiada
pela perspectiva da teoria geopolítica crítica popular, com destaque à análise de cinco
filmes que orbitam a temática da “guerra ao terror”. Foi possível, a partir desta análise,
identificar que o alinhamento de Hollywood ao governo ianque contribuiu para a
consolidação de uma definição de terrorismo de acordo com a perspectiva do
hegemon, que degradava, sem distinções, a imagem do mundo mulçumano, ao mesmo
tempo que revivia a imagem do heroi-americano e de sua missão de levar paz e
democracia ao mundo. O imaginário da ameaça terrorista possibilitou, em grande parte,
a retaliação do ataque sofrido nos termos americanos e nutriu um estado de medo
geral, que serviu de engrenagem para a execução da política de “guerra ao terror”. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Considering the global impacts of the “war on terror” US foreign policy, especially about
the western world's ways of dealing with the eastern one, the problematic of this work is
to investigate and understand how cinematographic productions helped to consolidate
US geopolitical discourses about 11/9. This is an exploratory research, guided by the
perspective of popular critical geopolitical theory, with emphasis on the analysis of five
films about the “war on terror”. It was possible, from this analysis, to identify that
Hollywood's alignment with the Yankee government contributed to the consolidation of a
terrorism definition under the hegemon's perspective, which degraded, without
distinction, the image of the Muslim world, while revived the image of the American hero
and his mission to bring peace and democracy to the world. The imaginary of the
terrorist threat made possible, to a large extent, the retaliation of the attack suffered in
American terms and nurtured a general state of fear, which served as a gear for the
execution of the “war on terror” policy. |
pt_BR |
dc.format.extent |
91 |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Guerra ao terror. Hollywood. Geopolítica crítica popular. |
pt_BR |
dc.title |
Hollywood como arma na Guerra ao Terror: uma análise geopolítica crítica popular |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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