Title: | Dinâmica de seleção de métricas em projetos ágeis de software |
Author: | Reis, Luiz Otávio Santos |
Abstract: |
O gerenciamento de projetos de software é uma tarefa complexa que requer a aplicação de diversos processos para um monitoramento adequado. Com o aumento da necessidade de aprimorar esse monitoramento, torna-se essencial o uso de métricas para avaliar o processo de desenvolvimento de software. No entanto, os profissionais da área muitas vezes enfrentam dificuldades para realizar essa medição, o que destaca a importância de uma abordagem auxiliar, como a gamificação, para garantir a seleção adequada das métricas e, consequentemente, alcançar os objetivos desejados. Com o intuito de abordar essa questão, é realizada uma fundamentação teórica abrangendo conceitos relacionados a processos de desenvolvimento de software, métodos ágeis, métricas de software e gamificação. Em seguida, é conduzido um mapeamento sistemático da literatura sobre o uso de gamificação nessa área específica de seleção de métricas. Como terceira etapa, é desenvolvida uma proposta de gamificação seguindo uma abordagem sistemática de desenvolvimento de gamificação, que foi refinada até chegar-se ao resultado final. Para avaliar a motivação dos participantes, a experiência do usuário e o aprendizado da proposta, foi realizada uma avaliação com estudantes e profissionais do mercado. Os resultados obtidos indicam que a gamificação se mostrou promissora no aprimoramento do processo de seleção de métricas ágeis. Em conclusão, os resultados levantam indícios de que a proposta de gamificação pode aumentar o envolvimento dos participantes, fomentar a colaboração e melhorar a compreensão do processo de seleção. Software project management is a complex task that requires the application of various processes for proper monitoring. With the increasing need to improve this monitoring, the use of metrics to assess the software development process becomes essential. However, professionals in the field often face difficulties in performing this measurement, highlighting the importance of an auxiliary approach, such as gamification, to ensure the appropriate selection of metrics and, consequently, achieve the desired objectives. In order to address this issue, a theoretical foundation is carried out, encompassing concepts related to software development processes, agile methods, software metrics, and gamification. Next, a systematic literature mapping is conducted on the use of gamification in this specific area of metric selection. As a third step, a gamification proposal is developed, following a systematic approach to gamification development, which was refined until reaching the final result. To validate the participants’ motivation, user experience, and learning from the proposal, an evaluation was conducted with students and professionals in the industry. The results obtained indicate that gamification has shown promise in improving the agile metric selection process. In conclusion, the results suggest that the gamification proposal increased participants’ engagement, fostered collaboration, and improved understanding of the process in question. |
Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Ciências da Computação. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248524 |
Date: | 2023-07-10 |
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Luiz_TCC_COM_ARTIGO_A.pdf | 11.79Mb |
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TCC |