A Utilização da Teoria da Cor para o Aumento de Imersividade em Jogos Digitais: O case No Escuro da Metrópole

DSpace Repository

A- A A+

A Utilização da Teoria da Cor para o Aumento de Imersividade em Jogos Digitais: O case No Escuro da Metrópole

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Stein, Monica
dc.contributor.author Dauer, Marilia Gabriela Salomao
dc.date.accessioned 2023-07-11T19:35:07Z
dc.date.available 2023-07-11T19:35:07Z
dc.date.issued 2023-06-23
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248620
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Animação. pt_BR
dc.description.abstract Quando se trata de jogos, criar algo divertido e envolvente é um desafio constante na produção. Com isso em mente, este artigo aborda os processos de criação de um jogo, desde a pré-produção até a pós-produção, com o objetivo prático de explorar a aplicação eficaz da teoria das cores em um jogo de plataforma 2D, a fim de aumentar a imersão do jogador. Para alcançar esse objetivo, foi desenvolvida uma obra derivada (spin-off) do projeto multimídia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), intitulada The Rotfather, que acompanha a jornada de Nezumi, um jovem rato em busca de vingança pela morte de seus pais. Cada fase do jogo também representa um estágio de luto, conforme definido pela psiquiatra Elizabeth Kübler-Ross, sendo simbolizado por uma paleta de cores específica, aplicada principalmente ao cenário do jogo. Ao concluir a produção deste projeto, foi observado que, embora existam mais emoções do que cores disponíveis, é possível influenciar o jogador de maneira coerente, aprimorando sua experiência em diversos tipos de jogos. pt_BR
dc.description.abstract When it comes to games, creating something fun and engaging is a constant challenge in production. With that in mind, this article addresses the processes of game creation, from pre-production to post-production, with the practical goal of exploring the effective application of color theory in a 2D platform game to enhance player immersion. To achieve this goal, a derivative work (spin-off) was developed from the multimedia project of the Federal University of Santa Catarina (UFSC), titled "The Rotfather," which follows the journey of Nezumi, a young rat seeking revenge for the death of his parents. Each game stage also represents a stage of grief, as defined by psychiatrist Elizabeth Kübler-Ross, symbolized by a specific color palette primarily applied to the game's environment. Upon completing the production of this project, it was observed that, although there are more emotions than available colors, it is possible to consistently influence the player, enhancing their experience in various types of games. pt_BR
dc.format.extent 35 pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject videogames pt_BR
dc.subject teoria da cor pt_BR
dc.subject os cinco estágios do luto pt_BR
dc.title A Utilização da Teoria da Cor para o Aumento de Imersividade em Jogos Digitais: O case No Escuro da Metrópole pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
Artigo TCC - Marilia Gabriela Salomão Dauer.pdf 16.42Mb PDF View/Open Artigo TCC - Marilia
Memorial descritivo.pdf 55.41Kb PDF View/Open Memorial descritivo
TCC.mp4 149.4Mb MPEG-4 video View/Open Gameplay da demo do jogo No Escuro da Metrópole
Peça grafica.png 6.025Mb PNG image View/Open Peça gráfica

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar