Processo de criação de game teaser para jogo visual novel com customização de personagem sem gênero

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Processo de criação de game teaser para jogo visual novel com customização de personagem sem gênero

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Stein, Monica
dc.contributor.author Gouvea, Guilherme da Silva
dc.date.accessioned 2023-07-11T19:58:41Z
dc.date.available 2023-07-11T19:58:41Z
dc.date.issued 2023-06-19
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248632
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Animação. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo tem o objetivo de apresentar o processo de criação de um game teaser de uma visual novel, um gênero focado na narrativa, no qual personagens e ambientes são caracterizados por sua natureza estática. O jogo proposto busca combinar os elementos de uma visual novel com a capacidade dos jogadores de criar seu próprio personagem, que será utilizado ao longo da narrativa. Especificamente, este trabalho aborda a importância da criação de avatares sem estereótipos de gênero em jogos eletrônicos e os mecanismos subjacentes à identificação do jogador com o personagem. O game teaser é uma animação projetada para promover o potencial jogo. Para isso, foi utilizada a metodologia descrita no livro Producing Animation, de Catherine Winder e Zahra Dowlatabadi, levando em consideração as etapas de pré-produção, produção e pós-produção. O projeto adota uma estética visual inspirada nos jogos eletrônicos da década de 1990 e início dos anos 2000, chamada de pixel art. Este artigo contribui para o campo do design de jogos ao explorar o potencial de avatares sem gênero para promover a imersão e o envolvimento do jogador. Ao remover o gênero como uma característica definidora do avatar do jogador, o jogo incentiva uma experiência mais inclusiva e diversificada. pt_BR
dc.description.abstract The present article aims to present the process of creating a game teaser for a visual novel, a genre focused on narrative, in which characters and environments are characterized by their static nature. The proposed game seeks to combine the elements of a visual novel with the players' ability to create their own character, which will be used throughout the narrative. Specifically, this work addresses the importance of creating gender-neutral avatars in video games and the underlying mechanisms of player identification with the character. The game teaser is an animation designed to promote the potential game. To accomplish this, the methodology described in the book Producing Animation by Catherine Winder and Zahra Dowlatabadi was used, taking into account the pre-production, production, and post-production stages. The project adopts a visual aesthetic inspired by electronic games from the 1990s and early 2000s, known as pixel art. This article contributes to the field of game design by exploring the potential of gender-neutral avatars to promote player immersion and engagement. By removing gender as a defining characteristic of the player's avatar, the game encourages a more inclusive and diverse experience. pt_BR
dc.format.extent 22 pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject Novela Visual pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Animação pt_BR
dc.subject Jogos pt_BR
dc.subject Identificação pt_BR
dc.title Processo de criação de game teaser para jogo visual novel com customização de personagem sem gênero pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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