“Holótipo”: uma estratégia lúdica para o ensino de Anatomia e Morfologia Vegetal na Educação Básica

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“Holótipo”: uma estratégia lúdica para o ensino de Anatomia e Morfologia Vegetal na Educação Básica

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Title: “Holótipo”: uma estratégia lúdica para o ensino de Anatomia e Morfologia Vegetal na Educação Básica
Author: Moreci, Bárbara de Souza
Abstract: O ensino de Botânica na Educação Básica brasileira vem consistentemente enfrentando obstáculos, desde metodologias ultrapassadas a estruturas insuficientes para comportar qualquer atividade “fora da norma”. Estes fatores corroboram para o crescimento do desinteresse de alunos pela temática e pelo aprofundamento da impercepção botânica. De modo a remediar a situação, vê-se necessária a aplicação de novas metodologias, como as metodologias ativas de ensino, caracterizadas por proporcionar protagonismo ao aluno no seu processo de ensino-aprendizagem. O aprendizado baseado em jogos é uma metodologia ativa que consiste no desenvolvimento de jogos pedagógicos, conhecidos por estimular capacidades como cognição, socialização, criatividade e afeição. Dentro do campo da Botânica, tentativas de aplicação de aprendizado baseado em jogos são escassas, e os produtos gerados não são encontrados disponíveis online. Considerando o potencial de aplicação desta metodologia, através da pesquisa em material didático e adaptação de mecânicas de jogabilidade, foi desenvolvido um jogo de tabuleiro para ensino lúdico de conteúdos de Anatomia e Morfologia Vegetal, compartilhado em mídia pública para uso livre por professores de Educação Básica.Botany teaching in Brazilian Basic Education has consistently faced obstacles, from outdated methodologies to insufficient structures to accommodate any "out-of-the-norm" activities. These factors contribute to the growing disinterest of students in the subject matter and the deepening of botanical unawareness. In order to remedy the situation, the application of new methodologies is seen as necessary, such as active teaching methodologies, characterized by giving the student a leading role in their learning process. Game-based learning is an active methodology that involves the development of educational games, known for stimulating abilities such as cognition, socialization, creativity, and affection. Within the field of Botany, attempts at applying game-based learning are scarce, and the resulting products are not found available online. Considering the potential for applying this methodology, through research in didactic materials and the adaptation of gameplay mechanics, a board game was developed for playful teaching of Plant Anatomy and Morphology content, shared in the public domain for free use by Basic Education teachers.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Ciências Biológicas.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248737
Date: 2023-06-21


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