Da mirada colonial à "fotografia do bem-querer": a representação visual de africanos pelas lentes de Arnoux e Lafforgue
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Correa, Sílvio Marcus de Souza |
|
dc.contributor.author |
Etges, Henrique Germano |
|
dc.date.accessioned |
2023-07-12T22:07:40Z |
|
dc.date.available |
2023-07-12T22:07:40Z |
|
dc.date.issued |
2023-07-03 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248767 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, História. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A fim de legitimar suas presenças, a câmera ocidental representou africanos com base em um imaginário colonial construído sobre o dark continent. A Etiópia, por não ter sido colonizada durante o último quartel do século XIX, registrou uma trajetória distinta na fotografia em comparação a outros países do continente. Todavia, Hippolyte Arnoux, em sua passagem pelo país, valeu-se da “mirada colonial” praticada alhures para fotografar grupos militares abissínios, encontrados em um álbum de 1893. Após a Segunda Guerra, a fotografia humanista surge com práticas que valorizam o fotografado e sua realidade com base em uma prática fotográfica do “bem-querer”, legada aos fotógrafos do século XXI. O presente trabalho tem por objetivo contrapor os dois momentos da fotografia a partir do portfólio The football stars of tomorrow (2012) de Eric Lafforgue. A análise do portfólio permite compreender que, apesar de o colonialismo formal em África ter-se findado, a mirada colonial identificada em Arnoux remanesce, inclusive em fotografias com rótulos humanistas. |
pt_BR |
dc.format.extent |
92 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
África |
pt_BR |
dc.subject |
Fotografia Humanista |
pt_BR |
dc.subject |
Hippolyte Arnoux |
pt_BR |
dc.subject |
Eric Lafforgue |
pt_BR |
dc.title |
Da mirada colonial à "fotografia do bem-querer": a representação visual de africanos pelas lentes de Arnoux e Lafforgue |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar