dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
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dc.contributor.advisor |
Thainá, Castro Costa |
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dc.contributor.author |
Ilione, Lima Alves Coutinho |
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dc.date.accessioned |
2023-07-27T14:46:09Z |
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dc.date.available |
2023-07-27T14:46:09Z |
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dc.date.issued |
2023-06-26 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249137 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Museologia. |
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dc.description.abstract |
Este trabalho de conclusão de curso está relacionado com a área de preservação de patrimônios, tema relevante na Museologia, e traz os recentes casos de derrubadas de monumentos históricos que aconteceram durante a pandemia, em 2020 e 2021, devido ao Movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam). O objetivo de pesquisa é a respeito do que está por trás das derrubadas dos monumentos pelo mundo a fora durante a pandemia A motivação em abordar este assunto foi para compreender o porquê em sua maioria de estátuas derrubadas eram de colonizadores, sabendo que esta coincidência tinha um fundamento e chegou-se nas consequências deixadas pelo Colonialismo, como o racismo, o racismo estrutural e o patriarcado, fala-se também sobre a Memória Traumática, e o seu efeito nos povos colonizados. Verificou-se também as cidades que aconteceram as derrubadas e as suas ações, mas também mostra as Leis que protegem os patrimônios. Tudo isto para responder as seguintes questões: Qual o verdadeiro motivo das destruições? A quem pertencem estas memórias? A quem estes monumentos representam verdadeiramente? É legítimo uma parte da população insatisfeita derrubar um monumento tombado como um bem patrimonial por não representar os seus valores? O trabalho se desenvolve a partir de pesquisa exploratória, a respeito de temas fundamentais para esse assunto. O método usado foi o indutivo por partir de um movimento específico para uma premissa geral. A metodologia utilizada para a pesquisa foi a bibliográfica e documental, por meio de livros e pela internet, em sites de matérias jornalísticas, podcasts, revistas eletrônicas, trabalhos acadêmicos, foi feito um apanhado de informações relevantes ao tema, embora tenha sido difícil, inicialmente, pelo fato ocorrido ser recente quando se iniciou esta pesquisa, porém com o distanciamento temporal, de três anos, do acontecido, foi mais fácil construir e finalizar este Trabalho de Conclusão de Curso. Ao longo da leitura deste trabalho se perceberá que ele trouxe propostas de outros caminhos de monumentos que podem gerar representatividade mais contemporâneas, entre eles, a Musealização de Monumentos; os Memoriais e Resistência, como exemplos, o Memorial da Resistência (Brasil) e o Parque da Memória (Argentina), que lidam com o horror das torturas da ditadura em seus respectivos países; e as duas últimas propostas estão mais ligadas à arte contemporânea como o Antimonumento e o Grafite. Constatou-se que o motivo por trás das revoltas contra os monumentos coloniais tem respaldo nas consequências do racismo, racismo estrutural e patriarcado, estas memórias são traumáticas e pertencem aos colonizados, aos escravizados, às mulheres e estes monumentos derrubados representam o poder hegemônicos dos colonizadores. Apesar dos protestos serem legítimos, o caminho de destruição de monumentos é contra a lei e há outros caminhos para se buscar a representatividade. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This final paper is related to the area of heritage preservation, a relevant theme in Museology, and brings the recent cases of demolition of historical monuments that happened during the pandemic, in 2020 and 2021, due to the Black Lives Matter Movement. The research objective is about what is behind the toppling of monuments around the world during the pandemic The motivation in addressing this subject was to understand why most of the statues toppled were of colonizers, knowing that this coincidence had a foundation and arrived at the consequences left by Colonialism, like racism, structural racism and patriarchy, there is also talk about Traumatic Memory, and its effect on colonized peoples. It also checked the cities that happened the demolitions and their actions, but also shows the Laws that protect the heritage. All this to answer the following questions: What is the real reason for the destruction? To whom do these memories belong? Who do these monuments really represent? Is it legitimate for a dissatisfied part of the population to tear down a monument that has been listed as a heritage asset because it does not represent its values? The work is developed from exploratory research, about fundamental themes for this subject. The method used was inductive by starting from a specific movement to a general premise. The methodology used for the research was bibliographic and documental, through books and the internet, on websites of journalistic articles, podcasts, electronic magazines, academic works, a collection of information relevant to the theme was made, although it was difficult, initially, because it occurred to be recent when this research began, but with the temporal distance, of three years, of what happened, it was easier to build and finish this Course Completion Work. Throughout the reading of this work it will be noticed that he brought proposals of other paths of monuments that can generate more contemporary representativeness, among them, the Musealization of Monuments; the Memorials and Resistance, as examples, the Memorial of the Resistance (Brazil) and the Park of Memory (Argentina), which deal with the horror of the tortures of the dictatorship in their respective countries; and the last two proposals are more linked to contemporary art such as the Antimonument and Graffiti. It was found that the motive behind the revolts against the colonial monuments is supported by the consequences of racism, structural racism and patriarchy, these memories are traumatic and belong to the colonized, the enslaved, the women and these toppled monuments represent the hegemonic power of the colonizers. Although the protests are legitimate, the path of destruction of monuments is against the law and there are other ways to seek representation. |
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dc.format.extent |
41 f. 82 páginas |
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dc.language.iso |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
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dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Heranças do colonialismo |
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dc.subject |
vidas negras importam. |
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dc.subject |
. patrimônios derrubados |
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dc.subject |
leis de proteção ao patrimônio |
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dc.subject |
. outros caminhos |
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dc.title |
A DERRUBADA DE PATRIMÔNIOS CULTURAIS NO SÉCULO XXI E NOVOS CAMINHOS DE REPRESENTATIVIDADE |
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dc.type |
TCCgrad |
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