dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Cruz, Dulce Márcia |
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dc.contributor.author |
Figueiredo, Denise Mendes de |
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dc.date.accessioned |
2023-09-01T13:02:46Z |
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dc.date.available |
2023-09-01T13:02:46Z |
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dc.date.issued |
2023 |
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dc.identifier.other |
382480 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249757 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2022 |
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dc.description.abstract |
Dentre as tecnologias aplicadas à educação, os jogos digitais apresentam um alto potencial de aprendizagem aos estudantes, principalmente depois do período pandêmico, no qual os jogos digitais ganharam mais espaço e a sua produção teve um acelerado crescimento. O uso de jogos digitais educativos tem gerado uma gama de pesquisas e estudos referentes à sua produção. No entanto, na produção de jogos digitais educativos quando pesquisamos na literatura a participação do Designer Educacional encontramos poucos materiais que nos elucidem sobre seu papel e o perfil profissional nessa área. Por esse motivo, a pesquisa se propôs a investigar e refletir por meio da pesquisa de campo, quais as funções e os papéis desempenhados pelo Designer Educacional na elaboração de um jogo educativo, considerando a experiência de produção do Game Comenius, um jogo de didática para o uso de mídias na Educação. Para percorrer essa investigação, descrevemos o processo de produção de jogo educativo, assim como detalhamos as funções do Designer Educacional dentro da Equipe pedagógica na elaboração do Game Comenius 1, 2 e 3. Foram usadas diversas fontes de informações e dados, como artigos, dissertações, teses, relatórios, projetos, formulários, que fazem parte do acervo do Projeto Game Comenius e se encontram armazenados no Trello, Drive, Moodle e GitHub, além de imagens, fotos, rascunhos que fazem parte do acervo pessoal da pesquisadora e da sua orientadora. Dez membros dos participantes das equipes pedagógicas de todo projeto responderam um questionário sobre as funções e tarefas desenvolvidas a partir do parâmetro de ocupações do Designer Educacional no Brasil, que foram tabelados e usados na interpretação dos dados. Os resultados mostraram a necessidade e a relevância de existir um profissional com competências educacionais e didáticas, dentro da produção de jogos educativos. Além de planejar e produzir os conteúdos educacionais, esses designers assessoram as demais equipes, garantindo a qualidade e construção dos objetivos educacionais e das teorias escolhidas na elaboração do jogo. |
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dc.description.abstract |
Among the technologies applied to education, digital games have a high learning potential for students, especially after the pandemic period, in which digital games gained more space and their production had an accelerated growth. The use of educational digital games has generated a range of research and studies related to their production. However, in the production of educational digital games, when we researched the participation of the Educational Designer in the literature, we found few materials that elucidate us about their role and professional profile in this area. For this reason, the research proposed to investigate and reflect through field research, what are the functions and roles played by the Educational Designer in the elaboration of an educational game, considering the experience of producing Game Comenius, a didactic game for the use of media in education. To go through this investigation, we describe the process of producing an educational game, as well as detailing the functions of the Educational Designer within the Pedagogical Team in the elaboration of Game Comenius 1, 2 and 3. Several sources of information and data were used, such as articles, dissertations , theses, reports, projects, forms, which are part of the Comenius Game Project collection and are stored on Trello, Drive, Moodle and GitHub, in addition to images, photos, drafts that are part of the personal collection of the researcher and her supervisor . Ten members of the participants of the pedagogical teams of the entire project answered a questionnaire about the functions and tasks developed from the parameter of occupations of the Educational Designer in Brazil, which were tabulated and used in the interpretation of the data. The results showed the need and relevance of having a professional with educational and didactic skills within the production of educational games. In addition to planning and producing the educational content, these designers advise the other teams, ensuring the quality and construction of the educational objectives and theories chosen in the development of the game. |
en |
dc.format.extent |
154 p.| il., tabs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject.classification |
Educação |
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dc.subject.classification |
Jogos eletrônicos |
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dc.subject.classification |
Videogames |
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dc.subject.classification |
Design |
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dc.title |
O papel do Designer Educacional na produção de jogos educativos digitais: o caso do Game Comenius |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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