dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Marsillac, Ana Lúcia Mandelli de |
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dc.contributor.author |
Pereira, Jeferson Sehn |
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dc.date.accessioned |
2023-09-01T13:02:49Z |
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dc.date.available |
2023-09-01T13:02:49Z |
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dc.date.issued |
2022 |
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dc.identifier.other |
382929 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249763 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2022. |
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dc.description.abstract |
Essa dissertação se sustenta na interface da psicanálise freudolacaniana com a arte e a cultura. A elaboração da pesquisa tem como mobilizador inicial a vivência prática do pesquisador dentro clínica psicanalítica, onde os impasses dos sujeitos com seus corpos são percebidos de forma intensa. O corpo, sob a ótica da psicanálise, é entendido através de uma concepção bio-psico-social e nesse sentido é possível pensar com Freud (1920-1922) que a psicologia individual é ao mesmo tempo psicologia social. Partindo do pressuposto que os artistas são sensíveis às questões do seu tempo, buscou-se subsídios nas obras de arte de Susano Correia para abordar questões relativas ao corpo e à contemporaneidade. Apropriando-se do conceito de Embruxados, espinha dorsal das obras de Correia, buscou-se, como objetivo geral: analisar os corpos embruxados retratados pelo artista, naquilo que refletem e interpretam do mal-estar na cultura contemporânea. No que tange ao aspecto teórico da pesquisa, transitou-se entre intelectuais como o historiador de arte Georges Didi-Huberman, as psicanalistas Tania Rivera, Maria Rita Kehl e Elisabeth Roudinesco e o sociólogo Zigmund Bauman. No que tange ao método, foram realizadas análises e leituras das obras em conjunto a uma entrevista com o artista. Este encontro entre arte e psicanálise, possibilitou reflexões sobre modos de ser e estar no laço social contemporâneo que, de forma dominante, tendem a refletir certo esfacelamento simbólico, ocasionado pelo fascínio dos ideais. Essa pesquisa contribui com uma visão crítica, percorrendo elementos que dizem dos paradoxos das relações entre sujeito e cultura e de suas intersecções com a ética do sujeito. O corpo embruxado percorre os tempos, revelando as contingências de sua época e o mal-estar que o habita. |
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dc.description.abstract |
Abstract: This dissertation is based on the interface of Freudian psychoanalysis with art and culture. The development of the research has as its initial mobilizing force the practical experience of the researcher within the psychoanalytic clinic, where the impasses of the subjects with their bodies are intensely perceived. The body, from the perspective of psychoanalysis, is understood through a bio-psycho-social conception and in this sense it is possible to think with Freud (1920-1922) that individual psychology is at the same time social psychology. Assuming that artists are sensitive to the issues of their time, subsidies were sought in Susano Correia's works of art to address issues related to the body and contemporaneity. Appropriating the concept of Bewitched, the backbone of Correia's works, the general objective was to analyze the bewitched bodies portrayed by the artist, in what they reflect and interpret the malaise in contemporary culture. Regarding the theoretical aspect of the research, there were intellectuals such as the art historian Georges Didi-Huberman, the psychoanalysts Tania Rivera, Maria Rita Kehl and Elisabeth Roudinesco and the sociologist Zigmund Bauman. Regarding the method, analyzes and readings of the works were carried out together with an interview with the artist. This meeting between art and psychoanalysis allowed reflections on ways of being and being in the contemporary social bond that, in a dominant way, tend to reflect a certain symbolic breakdown, caused by the fascination of ideals. This research contributes with a critical view, covering elements that speak of the paradoxes of the relations between subject and culture and their intersections with the subject's ethics. The bewitched body travels through time, revealing the contingencies of its time and the malaise that inhabits it. |
en |
dc.format.extent |
100 p.| il. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject.classification |
Psicologia |
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dc.subject.classification |
Psicanálise e arte |
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dc.subject.classification |
Cultura |
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dc.title |
Corpos embruxados: diálogos entre psicanálise e arte a partir das obras de Susano Correia |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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