dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Padilha, Renata Cardozo |
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dc.contributor.author |
Silva, Thatiane da |
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dc.date.accessioned |
2023-09-01T13:04:35Z |
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dc.date.available |
2023-09-01T13:04:35Z |
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dc.date.issued |
2023 |
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dc.identifier.other |
382579 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249810 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2023. |
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dc.description.abstract |
Devido à necessidade de isolamento social causada pela doença transmissível COVID-19, que se tornou um problema de emergência de saúde universal pela Organização Mundial da Saúde (OMS), muitos museus passaram a utilizar as tecnologias digitais como forma de extensão da comunicação de seus acervos ao público/usuário na web, haja vista que os espaços físicos se tornaram inviáveis para a realização de qualquer tipo de atendimento presencial. A inserção dos museus no ambiente virtual por meio dessas ferramentas digitais possibilita a interação com o público por meio das quatro práticas da cultura digital no ambiente virtual, que são: práticas informacionais, comunicacionais, curatoriais e relacionais, que estão alinhadas com a mediação da informação museológica. Para delimitar o foco desta dissertação, foi escolhida a tecnologia digital Instagram, com o objetivo de investigar os parâmetros que essa ferramenta fornece como potencial comunicacional de objetos museológicos no ambiente virtual sob a ótica das vertentes semântica e estética da informação. Esta pesquisa caracteriza-se por ser qualitativa, bibliográfica e documental com caráter exploratório. Foram analisados como objetos de estudo cinco museus brasileiros no Instagram, os quais foram escolhidos a partir de um ranking realizado pela plataforma Musement, publicado em 2020. Assim, a pesquisa foi dividida em duas etapas, a primeira consistiu em analisar o que a ferramenta Instagram proporciona para a execução da transposição de objetos museológicos através dos recursos da mídia social. Na segunda etapa, foi realizada uma análise documental para verificar o conteúdo semântico e estético por meio de narrativas que contextualizam as informações extrínsecas desses objetos, metadados descritivos, multimídia e folksonomia. Por fim, a partir da análise, foi possível discutir a falta de um planejamento sistemático e estratégico para a divulgação de objetos museológicos no Instagram. |
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dc.description.abstract |
Abstract: Due to the need for social isolation caused by the transmissible disease COVID-19, which has become a universal health emergency problem by the World Health Organization (WHO), many museums have started to use digital technologies as a way of extending the communication of their collections to the public/user on the web, given that the physical spaces have become unfeasible for carrying out any type of face-to-face service. The insertion of museums in the virtual environment through these digital tools enables interaction with the public through the four practices of digital culture in the virtual environment, which are: informational, communicational, curatorial and relational practices, which are aligned with the mediation of information museum. To delimit the focus of this dissertation, the digital technology Instagram was chosen, with the objective of investigating the parameters that this tool provides as a communicational potential of museological objects in the virtual environment from the perspective of the semantic and aesthetic aspects of information. This research is characterized by being qualitative, bibliographical and documental with an exploratory character. Five Brazilian museums on Instagram were analyzed as objects of study, which were chosen from a ranking carried out by the Musement platform, published in 2020. Thus, the research was divided into two stages, the first consisted of analyzing what the Instagram tool provides for the execution of the transposition of museum objects through the resources of social media. In the second stage, a document analysis was carried out to verify the semantic and aesthetic content through narratives that contextualize the extrinsic information of these objects, descriptive metadata, multimedia and folksonomy. Finally, based on the analysis, it was possible to discuss the lack of systematic and strategic planning for the dissemination of museum objects on Instagram. |
en |
dc.format.extent |
105 p.| il. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject.classification |
Ciência da informação |
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dc.subject.classification |
Museus |
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dc.subject.classification |
Instagram (Rede social on-line) |
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dc.subject.classification |
Cultura digital |
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dc.subject.classification |
Mediação da informação |
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dc.title |
O instagram como ferramenta de comunicação museológica na era da cultura digital |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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