Title: | Pianismo, pianear e o processo de individuação na perspectiva da cognição 4E: uma autoetnografia |
Author: | Maria Bezerra, Denise |
Abstract: |
Tradicionalmente, a pesquisa científica sobre a formação do pianista erudito está embasada, sobretudo, na aquisição de habilidades técnicas de desempenho no instrumento e no domínio do conhecimento artístico-musical do repertório pianístico. Essa perspectiva de pianismo perpetua o modelo cartesiano, que divide corpo e mente, e não abarca a multidimensionalidade do processo de desenvolvimento e autoconstrução do pianista. Percebe-se a necessidade de adotar uma abordagem contemporânea de investigação que possa engendrar a complexidade presente nessa modalidade de criação de conhecimento. Neste trabalho, propõe-se compreender esse processo de autoconstrução, aqui denominado individuação, de maneira estendida (extended), incorporada (embodied), imersa (embedded) e enativa (enaction), adotando as lentes da Cognição 4E. Trata-se de uma pesquisa qualitativa autoetnográfica, de abordagem transdisciplinar e em uma visão de mundo autopoiética, que descreve o processo de autoconstrução de uma pianistapesquisadora. O trabalho se desenvolve em dois eixos: (1) a explicitação do conhecimento da pianista Linda Bustani e (2) o processo de individuação da pianistapesquisadora, autora deste trabalho. Os dados foram gerados a partir do encontro e da convivência da autora com a pianista Linda Bustani, durante o curso de doutorado do PPGEGC entre julho/2020 e março/2023. A tese oferece dois grandes resultados: a autoetnografia e o modelo do Pianismo 4E, como um novo paradigma na Pedagogia do Piano. Como contribuição adicional, esta tese inaugura na pesquisa científica no Brasil o emprego da terminologia Cognição 4E, tanto na área da Engenharia do Conhecimento como na área da Música. Abstract: Traditionally, the scientific research on the education of classical pianists is based on the acquisition of technical performance skills on the instrument and mastery of artisticmusical knowledge about the pianistic repertoire. This perspective of pianism perpetuates the Cartesian model, which divides body and mind, and does not encompass the multidimensionality of the pianist's process of development and selfconstruction. There is a need to adopt a contemporary investigation approach that can engender the complexity present in this modality of knowledge creation. In this work, we propose to understand this process of self-construction, here called individuation, in an extended, embodied, embedded and enactive way, adopting the lens of 4E Cognition. This is an autoethnographic qualitative research, with a transdisciplinary approach and an autopoietic worldview, which describes the process of selfconstruction of a pianist-researcher. The work consists in two axes: (1) the explanation of the knowledge of the pianist Linda Bustani and (2) the individuation process of the pianist-researcher, author of this work. The data emerged from the author's meeting and coexistence with the pianist Linda Bustani, during the PPGEGC doctoral course between July/2020 and March/2023. The thesis offers two results: autoethnography and the 4E Pianism model, as a new paradigm in Piano Pedagogy. As an additional contribution, this research inaugurates the use of the Cognition 4E terminology in Brazilian cientific research, both in Knowledge Engineering and in Music. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249843 |
Date: | 2023 |
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PEGC0766-T.pdf | 3.533Mb |
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