dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
|
dc.contributor.advisor |
Paulino, Rita de Cássia Romeiro |
|
dc.contributor.author |
Pimenta, Ana Carla de Araújo Fernandes |
|
dc.date.accessioned |
2023-09-01T13:05:10Z |
|
dc.date.available |
2023-09-01T13:05:10Z |
|
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.identifier.other |
382803 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249882 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, Florianópolis, 2023. |
|
dc.description.abstract |
Esta pesquisa se debruça a investigar o Jornalismo Transmídia, procurando entender seu processo de produção. Para isso, elegemos como objeto de estudo o trabalho realizado pela Dirección de Comunicación Multimedial (DCM Team) da Universidad Nacional de Rosario (UNR), na Argentina. O objetivo é compreender o processo produtivo transmidiático desenvolvido por eles na construção de narrativas jornalísticas. O caminho trilhado pelo DCM Team possui um potencial inovador, principalmente por se dar no contexto de uma Universidade Pública Federal. O grupo produz um trabalho singular pois ao mesmo tempo em que realiza projetos transmidiáticos, também elabora pesquisas sobre essas produções, inclusive publicando inúmeros artigos e livros. Seus membros ministram aulas em cursos de Graduação e no Mestrado em Comunicacción Digital Interactiva da UNR. Anualmente promovem dois eventos: o Foro Internacional de Periodismo Digital y Encuentro Internacional de Narrativas Transmedia e o Festival Internacional de Nuevas Narrativas de No Ficción (FINNOF). Ademais, articularam a criação da Cátedra Latinoamericana de Narrativas Transmedia. Com esse cenário em vista, realizamos uma pesquisa bibliográfica que alicerçou essa investigação e elaboramos uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório onde utilizamos uma combinação de distintos instrumentos metodológicos. O ponto de partida foi uma pesquisa empírica, realizada durante um período de trinta dias, onde efetuamos uma observação participante e entrevistas em profundidade e semiestruturadas, buscando com isso compreender as particularidades do processo laboral do grupo nas diversas frentes de atuação junto à UNR. A análise foi feita pela triangulação de entrevistas, observação e bibliografia. A partir daí percebemos o quão complexo é produzir projetos jornalísticos transmidiáticos, que apresentam uma série de potencialidades narrativas e desafios. É necessário enfrentar as dificuldades existentes que vão desde viabilizar recursos financeiros, contar com profissionais qualificados e transdisciplinares, ter disponibilidade de tempo para planejar, produzir, executar e divulgar os trabalhos, bem como construir parcerias, para dar visibilidade e fazer circular os projetos. Entender a lógica de produção transmídia do DCM Team nos levou a compreender que contar uma boa história e possibilitar a experiência do público com ela é o desafio principal a ser superado, muito antes de se pensar o uso de tecnologias. A partir disso enxergamos que é possível produzir um jornalismo de qualidade e com relevância social, explorando as múltiplas possibilidades narrativas. Também compreendemos que o modelo de produção implementado pelo DCM Team pode ser replicado por outras instituições ou organizações que desejam realizar projetos jornalísticos transmidiáticos, levando em conta as suas especificidades. |
|
dc.description.abstract |
Abstract: This research focuses on investigating Transmedia Journalism, seeking to understand its production process. For this, we chose as an object of study the work carried out by the Dirección de Comunicación Multimedial (DCM Team) of the Universidad Nacional de Rosario (UNR), in Argentina. The objective is to understand the transmedia production process developed in the construction of journalistic narratives. The path taken by the DCM Team has an innovative potential, mainly because it takes place in the context of a Federal Public University. The group produces unique work because, at the same time that it carries out transmedia projects, it also conducts research on these productions, including publishing numerous articles and books. Its members teach classes in Undergraduate courses and in the Masters in Comunicación Digital Interactiva at UNR. They promote two events annually: the Foro Internacional de Periodismo Digital y Encuentro Internacional de Narrativas Transmedia and the Festival Internacional de Nuevas Narrativas de No Ficción (FINNOF). In addition, they articulated the creation of the Latin American Chair of Transmedia Narratives. With this scenario in view, we carried out a bibliographical search that accelerated this investigation and elaborated a qualitative investigation of an exploratory nature where we used a combination of different methodological instruments. The starting point was an empirical research, carried out over a period of thirty days, where we carried out participant observation and in-depth and semi-structured interviews, seeking to understand the particularities of the labor process of the group on the various fronts of action together with UNR. The analysis was done by triangulating interviews, observation and bibliography. From that day on, we realize how complex it is to produce broadcast journalism projects, which present a series of narrative potentialities and challenges. It is necessary to face the existing difficulties that range from making financial resources viable, having qualified and transdisciplinary professionals, having time available to plan, produce, execute and disseminate the works, as well as building partnerships, to give visibility and to make the projects circulate. Understanding the DCM Team's broadcast production logic led us to understand that telling a good story and enabling the public to experience it is the main challenge to be overcome, long before thinking about or using technologies. From this point on, we realize that it is possible to produce a quality journalism with social relevance, exploring the multiple narrative possibilities. We also understand that the production model implemented by the DCM Team can be replicated by other institutions or organizations that wish to carry out broadcast journalism projects, taking into account their specificities. |
en |
dc.format.extent |
257 p.| il., gráfs. |
|
dc.language.iso |
por |
|
dc.subject.classification |
Jornalismo |
|
dc.subject.classification |
Mídia |
|
dc.subject.classification |
DCM |
|
dc.subject.classification |
Universidades e faculdades |
|
dc.title |
Trilhas transmidiáticas: as potencialidades e os desafios da produção jornalística transmídia vistas através do projeto argentino DCM team |
|
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
|
dc.contributor.advisor-co |
Emerim, Cárlida |
|