O organizar enquanto fenômeno político, articulatório e afetivo: uma análise das disputas em torno das políticas de revitalização para o centro histórico leste de Florianópolis

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O organizar enquanto fenômeno político, articulatório e afetivo: uma análise das disputas em torno das políticas de revitalização para o centro histórico leste de Florianópolis

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Title: O organizar enquanto fenômeno político, articulatório e afetivo: uma análise das disputas em torno das políticas de revitalização para o centro histórico leste de Florianópolis
Author: Gonsalves, Aghata Karoliny Ribeiro
Abstract: Esta tese objetivou analisar como os grupos se articulam em torno das disputas relativas às políticas de revitalização propostas para o centro histórico leste de Florianópolis. Utilizamos uma abordagem pós-estruturalista a partir da Teoria Política do Discurso (LACLAU; MOUFFE, 2015), do modelo de democracia agonística (MOUFFE, 2003) e dos afetos na política (SPINOZA, 2020; LORDON; 2017), como alternativa teórica ao mainstream positivista e ao modelo de democracia deliberativa de Habermas (1984). Para tanto, realizei uma etnografia presencial e virtual, entre os meses de agosto de 2019 a março de 2022, totalizando 2 anos e 7 meses de pesquisa de campo. Articulando elementos teóricos e empíricos, os resultados da pesquisa são apresentados em quatro momentos principais. O primeiro, apresenta a interpretação do discurso de revitalização para o centro histórico leste de Florianópolis, que emerge sob o argumento de abandono e degradação da região, com o objetivo de transformá-la em um distrito tecnológico e de economia criativa. Articulado a essa ideia, em fevereiro de 2020, a Prefeitura de Florianópolis decide substituir os paralelepípedos históricos das ruas do Centro Leste por paver. A partir de então, diversas reações contrárias e intensos questionamentos emergiram, colocando em xeque o discurso de revitalização, que desloca a estrutura social. O segundo momento da pesquisa apresenta a análise de diversas mobilizações coletivas a favor e contra o projeto, delineando uma fronteira política de disputa, que ora se configurou de forma agônica (entre adversários, que admitiam a possibilidade de um acordo), ora antagônica (entre inimigos, tendo em vista, as tentativas de eliminar por completo o projeto). Essas disputas políticas influenciaram a formação de cadeias de equivalência em torno da preservação dos paralelepípedos (ponto nodal). A dimensão temporal e a natureza etnográfica da pesquisa, permitiu acompanhar em tempo real, o surgimento de novas identidades coletivas e as diversas ações de resistência ao projeto da Prefeitura, até culminar em novembro de 2021, ainda que de forma temporária e contingente, na articulação do Movimento #vivacentroleste, que conseguiu, por meio de uma liminar judicial, suspender o projeto em dezembro do mesmo ano. O terceiro momento da análise apresenta uma reflexão sobre a influência das paixões e afetos nesse processo. Preocupação, tristeza e irritação, foram alguns dos afetos comuns que compartilhados publicamente, influenciaram o crescimento da indignação coletiva e do deslocamento do discurso de revitalização. As paixões e afetos tiveram forte influência na constituição de identidades coletivas, por exemplo, a partir do grupo #paralelelovers. Os sujeitos que participaram da luta política de resistência, possuíam em sua trajetória sociobiográfica alguma ligação afetiva e profissional com o centro histórico leste, bem como com a área de arquitetura, urbanismo, patrimônio e cultura. As análises também demonstraram como intervir na política é sempre intervir no domínio das paixões, sendo as ações de resistência caracterizadas por oito estratégias principais: (i) manifestações públicas, mobilização de porta-vozes e petições online; (ii) veiculação na mídia (iii) ofícios e pareceres técnicos; (iv) intervenções no espaço urbano; (v) produções artísticas; (vi) publicações nas redes sociais (vii) reuniões, audiências públicas e fóruns de debate; (viii) ações judiciais e de tombamentos. Dentre elas, as obras artísticas tiveram um papel preponderante. No processo de significação coletiva advinda da articulação do Movimento #vivacentroleste, novas imagens e representações sobre o Centro Leste emergiram publicamente, pautando uma forma alternativa de intervenção política à revitalização: a requalificação urbana. A pesquisa contribui para refletir sobre formas alternativas de organizar, colocando ênfase na centralidade do político e da política, na abertura ao dissenso e na influência das paixões e afetos. Nesse sentido, defendo a tese de que o organizar pode ser interpretado enquanto fenômeno político, articulatório e afetivo.Abstract: This thesis aimed to analyze how the groups articulated around the disputes related to the revitalization policies proposed for the historic center east of Florianópolis city. We use a post-structuralist approach based on the Political Theory of Discourse (LACLAU; MOUFFE, 2015), the model of agonistic democracy (MOUFFE, 2003), and affects in politics (SPINOZA, 2020; LORDON; 2017), as a theoretical alternative to positivist mainstream and Habermas' (1984) deliberative democracy model. To this end, I carried out a face-to-face and virtual ethnography, between August 2019 and March 2022, totalizing 2 years and 7 months of field research. Articulating theoretical and empirical elements, the research results have been presented in four main moments. The first moment presents the interpretation of the revitalization discourse for the historic center east of Florianópolis, which emerges under the argument of abandonment and degradation of the region. Its purpose is to transform the area into a technological and creative economy district. Articulated with this idea, in February 2020, the Florianópolis City Hall decided to replace the historic cobblestones of the streets of the Center East with paver. Since then, several contrary reactions and intense questions have emerged, putting in check the revitalization discourse, which displaces the social structure. The second moment of the research presents the analysis of several collective mobilizations for and against the project, outlining a political border of dispute, which at times was configured in an agonistic way (between opponents, who admitted the possibility of an agreement), at times antagonistic (between enemies, in view of the attempts to eliminate the project). These political disputes influenced the formation of equivalence chains around the cobblestones' preservation (nodal point). The temporal dimension and ethnographic nature of the research made it possible to monitor in real-time the emergence of new collective identities and the various actions of resistance to the project of the City Hall. In November 2021, albeit temporarily and contingently, the #vivacentroleste Movement was articulated, which managed, through a judicial injunction, to suspend the project in December of the same year. The third moment of the analysis presents reflections on the influence of passions and affections in this process. Concern, sadness, and irritation were some of the common affections shared publicly, influencing the growth of collective indignation and the displacement of the revitalization discourse. Passions and affections had a strong influence on the constitution of collective identities, for example, from the group #paralelelovers. The subjects who participated in the political resistance struggle had, in their socio-biographical trajectory, some affective and professional connection with the East Center, even around architecture, urbanism, heritage, and culture. The analysis also demonstrated how political actions are always to intervene in the domain of passions, with resistance actions characterized by eight main strategies: (i) public demonstrations, mobilization of spokespersons and online petitions; (ii) publication in the media (iii) official letters and technical opinions; (iv) interventions in urban space; (v) artistic productions; (vi) publications on social networks; (vii) meetings, public hearings, and debate forums; (viii) lawsuits. Among them, artistic works played a leading role. In the process of collective meaning arising from the #vivacentroleste Movement articulation, new images and representations of the East Center publicly emerged, guiding an alternative form of political intervention to revitalization: urban requalification. The research contributes to reflection on alternative ways of organizing, emphasizing the centrality of politics and politics, openness to dissent, and the influence of passions and affections. In this sense, I defend the thesis that organizing can be interpreted as a political, articulatory, and affective phenomenon.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2023.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249904
Date: 2023


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