Title: | A inserção do role playing games no ensino da matemática: uma aplicação em sala de aula |
Author: | Ferraz, Tiago Cardoso |
Abstract: |
O uso de jogos tem sido revelado uma ferramenta poderosa e eficaz no ensino de matemática, pois proporciona uma abordagem divertida e estimulante que envolve os alunos de maneira significativa. Neste trabalho, é apresentado a criação e a aplicação de um jogo de Role Playing Games (RPG) chamado Möbias e os desafios matemáticos, onde foi aplicado para estudantes da Escola de Educação Básica Governador Ivo Silveira, Palhoça - SC. Para validar o jogo e complementar esta dissertação, foram utilizados dois instrumentos de pesquisa: o EGameFlow e o Player Experience of Need Satisfaction (PENS). Os resultados obtidos demonstraram, de forma geral, que o jogo foi excelente e que os estudantes conseguiram aprender matemática de forma interativa, autônoma e imersiva durante o tempo de jogo. Além disso, os dois instrumentos foram aprovados a uma avaliação de confiabilidade e validade. Ambos se demonstraram altamente confiáveis, com valores de coeficiente alfa de Cronbach acima de 0,82 e valores de ômega de McDonald acima de 0,91. A validação foi realizada por meio da Análise Fatorial, sendo que o instrumento EGameFlow apresentou a mesma quantidade de fatores que o questionário original, enquanto o instrumento PENS precisou passar de 4 para 5 fatores. Por fim, foi feita uma simulação computacional do jogo através do software Octave para verificar algumas características e comportamentos do jogo. Os resultados superaram um equilíbrio nas regras do jogo em relação às vitórias entre as equipes, sendo que a vitória dependerá principalmente das habilidades do jogador, já que o jogo não favorecerá nenhuma das equipes. Ambos se demonstraram altamente confiáveis, com valores de coeficiente alfa de Cronbach acima de 0,82 e valores de ômega de McDonald acima de 0,91. A validação foi realizada por meio da Análise Fatorial, sendo que o instrumento EGameFlow apresentou a mesma quantidade de fatores que o questionário original, enquanto o instrumento PENS precisou passar de 4 para 5 fatores. Por fim, foi feita uma simulação computacional do jogo através do software Octave para verificar algumas características e comportamentos do jogo. Os resultados superaram um equilíbrio nas regras do jogo em relação às vitórias entre as equipes, sendo que a vitória dependerá principalmente das habilidades do jogador, já que o jogo não favorecerá nenhuma das equipes. Ambos se demonstraram altamente confiáveis, com valores de coeficiente alfa de Cronbach acima de 0,82 e valores de ômega de McDonald acima de 0,91. A validação foi realizada por meio da Análise Fatorial, sendo que o instrumento EGameFlow apresentou a mesma quantidade de fatores que o questionário original, enquanto o instrumento PENS precisou passar de 4 para 5 fatores. Por fim, foi feita uma simulação computacional do jogo através do software Octave para verificar algumas características e comportamentos do jogo. Os resultados superaram um equilíbrio nas regras do jogo em relação às vitórias entre as equipes, sendo que a vitória dependerá principalmente das habilidades do jogador, já que o jogo não favorecerá nenhuma das equipes. 82 e valores de ômega de McDonald acima de 0,91. A validação foi realizada por meio da Análise Fatorial, sendo que o instrumento EGameFlow apresentou a mesma quantidade de fatores que o questionário original, enquanto o instrumento PENS precisou passar de 4 para 5 fatores. Por fim, foi feita uma simulação computacional do jogo através do software Octave para verificar algumas características e comportamentos do jogo. Os resultados superaram um equilíbrio nas regras do jogo em relação às vitórias entre as equipes, sendo que a vitória dependerá principalmente das habilidades do jogador, já que o jogo não favorecerá nenhuma das equipes. 82 e valores de ômega de McDonald acima de 0,91. A validação foi realizada por meio da Análise Fatorial, sendo que o instrumento EGameFlow apresentou a mesma quantidade de fatores que o questionário original, enquanto o instrumento PENS precisou passar de 4 para 5 fatores. Por fim, foi feita uma simulação computacional do jogo através do software Octave para verificar algumas características e comportamentos do jogo. Os resultados superaram um equilíbrio nas regras do jogo em relação às vitórias entre as equipes, sendo que a vitória dependerá principalmente das habilidades do jogador, já que o jogo não favorecerá nenhuma das equipes. enquanto o instrumento PENS precisou passar de 4 para 5 fatores. Por fim, foi feita uma simulação computacional do jogo através do software Octave para verificar algumas características e comportamentos do jogo. Os resultados superaram um equilíbrio nas regras do jogo em relação às vitórias entre as equipes, sendo que a vitória dependerá principalmente das habilidades do jogador, já que o jogo não favorecerá nenhuma das equipes. enquanto o instrumento PENS precisou passar de 4 para 5 fatores. Por fim, foi feita uma simulação computacional do jogo através do software Octave para verificar algumas características e comportamentos do jogo. Os resultados superaram um equilíbrio nas regras do jogo em relação às vitórias entre as equipes, sendo que a vitória dependerá principalmente das habilidades do jogador, já que o jogo não favorecerá nenhuma das equipes. Abstract: The use of games has revealed a powerful and effective tool in math teaching because it gives a fun and stimulating approach that engage the students in a meaningful way. This work aims towards the creation and application of a Role Playing Game called ?M¨obias and the mathematical challenges?. The students who played the game are in Governador Ivo Silveira high school. To validate the game and complement this dissertation, two research instruments were used: The EgameFlow and the Player Experience of Need Satisfaction (PENS). The results obtained show that the game was excellent, and the students really learned math in an interactive, autonomous and immersive way. Also, the research instruments were submitted to an evaluation of reliability and validity. Both were shown to be highly reliable, with values of Cronbach?s alpha over 0,82 and values of McDonalds?s omega over 0,91. The validation was realized by factor analysis, in which EGameFlow instrument presented the very same quantity of factors from the original questionary, while the PENS instrument needed to go from four to five factors. Finally, a computer simulation of the game was made through the Octave software to verify some characteristics and behaviors of the game. The results showed a balance in the game rules regarding victories between the teams, where victory will depend primarily on the player?s skills, as the game does not favor either team. |
Description: | Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Florianópolis, 2022. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250002 |
Date: | 2023 |
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PMTM-P0068-D.pdf | 26.17Mb |
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