"Yes, nós temos banana": a canção tropicalista como instrumento e objeto de estudos no ensino de história

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"Yes, nós temos banana": a canção tropicalista como instrumento e objeto de estudos no ensino de história

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Title: "Yes, nós temos banana": a canção tropicalista como instrumento e objeto de estudos no ensino de história
Author: Costa, Leandro Lopes
Abstract: A Tropicália, movimento cultural e artístico surgido no Brasil no final dos anos 1960, representou mudanças significativas na forma de se pensar a arte brasileira. Por meio de uma miríade de ideias, proposições estéticas e representações sobre o Brasil, o movimento marca um período de ruptura na produção artística nacional, ao valorizar o experimentalismo e estabelecer diálogos profícuos com a produção cultural estrangeira. Esta dissertação propõe problematizar a presença da Tropicália no Ensino de História, com o intuito de compreender os inúmeros embates, conexões e trocas culturais estabelecidas pelos artistas brasileiros e estrangeiros. Nesta perspectiva, convém considerar as contribuições teórico-metodológicas da História Global, inserindo a arte tropicalista em seus inúmeros contextos ? local, regional e global. A ênfase recai sobre a análise da canção, considerando-a em duas vias: como metodologia, para pensá-la como documento histórico em sala de aula; como objeto de estudo, compreendendo-a a partir dos significados estéticos e culturais de sua composição. A fim de materializar esta proposta, serão apresentadas, como produto final, três sequências didáticas direcionadas aos professores de História do Ensino Médio. A proposta metodológica consiste em analisar as canções tropicalistas, de artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Tom Zé, a partir de suas letras e para além delas: elementos como o gênero, ritmo, melodia, instrumentos, entre outros, são incorporados à análise documental, de modo a pensar a canção não apenas como arte e fruição, mas também como objeto de reflexão e aprendizagem histórica.Abstract: Tropicália, a cultural and artistic movement that emerged in Brazil in the late 1960s, represented significant changes in the way of thinking about Brazilian art. Through a myriad of ideas, propositions and representations about Brazil, the movement marks a period of aesthetic rupture in national artistic production, by valuing experimentalism and establishing fruitful dialogues with foreign cultural production. This dissertation proposes to problematize the presence of Tropicália in History Teaching, with the objective of understanding the countless conflicts, connections and cultural exchanges established by Brazilian and foreign artists. In this perspective, it is convenient to consider the theoretical and methodological contributions of Global History, inserting tropicalist art in its contexts ? local, regional and global. The emphasis is on the analysis of the song, considering it in two ways: as a methodology, to think of it as a classroom document; as an object of study, from the aesthetic and cultural meanings of its composition. To materialize this proposal, will be presented, as a final product, three didactic sequences directed to High School History teachers. The methodological proposal consists of analyzing the tropicalist songs, produced by artists such as Caetano Veloso, Gilberto Gil and Tom Zé, based on their lyrics and beyond them: elements such as musical genre, rhythm, melody, instruments, among others, are incorporated into the document analysis, in order to think of the song not only as art and enjoyment, but also as an object of reflection and historical learning.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Florianópolis, 2022.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250166
Date: 2023


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