dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
|
dc.contributor.advisor |
Deturche, Jeremy Paul Jean Loup |
|
dc.contributor.author |
Paula, Mariane Valério de |
|
dc.date.accessioned |
2023-09-04T23:12:48Z |
|
dc.date.available |
2023-09-04T23:12:48Z |
|
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.identifier.other |
383390 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250171 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2023. |
|
dc.description.abstract |
O presente trabalho busca dissertar sobre a narrativa da arte da trança na sociedade brasileira e seus diversos enquadramentos através da pesquisa concebida a partir da vivência de, Mariane Valério de Paula, enquanto trancista e pesquisadora. O trabalho também apresenta experiências que se entrelaçam com as particularidades de cada aprendizado obtido através de praticar o fazer. Para tanto foi realizado trabalho de campo e trabalhos bibliográficos, no qual se destacam Luane Bento dos Santos, Nilma Lino Gomes, Kabengele Munanga, Bispo Antônio dos Santos, Larisse Louise Pontes Gomes, entre outros. Essa obra foi realizada ao longo de 7 anos, nas cidades de Londrina (PR), Florianópolis (SC), Paulo Lopes (SP) e Rio de Janeiro (RJ). A pesquisadora busca trazer a valorização da arte da trança e do cabelo crespo, assim como a valorização da estética do corpo negro e de suas representações. Desta maneira através de pesquisas científica foi se construindo narrativas diversas que compunham os gestos e as técnicas utilizados para a realização da arte. A análise se propõe assim uma semiótica no qual o pertencimento e a análise da técnica se comunicam com as intercorrências do cotidiano. |
|
dc.description.abstract |
Abstract: The present work seeks to discuss the narrative of the art of braiding in Brazilian society and its various frameworks through research conceived from the experience of Mariane Valério de Paula, as a braid artist and researcher. The work also presents experiences that intertwine with the particularities of each learning obtained through practicing doing. For this purpose, field work and bibliographic work were carried out, in which Luane Bento dos Santos, Nilma Lino Gomes, Kabengele Munanga, Bispo Antônio dos Santos, Larisse Louise Pontes Gomes, among others, stand out. This work was carried out over 7 years, in the cities of Londrina (PR), Florianópolis (SC), Paulo Lopes (SP) and Rio de Janeiro (RJ). The researcher seeks to bring the appreciation of the art of braiding and curly hair, as well as the appreciation of the aesthetics of the black body and its representations. In this way, through scientific research, different narratives were constructed that made up the gestures and techniques used for the realization of art. The analysis thus proposes a semiotic in which the belonging and the analysis of the technique communicate with the intercurrences of everyday life. |
en |
dc.format.extent |
138 p.| il. |
|
dc.language.iso |
por |
|
dc.subject.classification |
Antropologia social |
|
dc.subject.classification |
Cabelo |
|
dc.subject.classification |
Penteados |
|
dc.subject.classification |
Racismo |
|
dc.subject.classification |
Ação afirmativa |
|
dc.title |
Fazer e pensar tranças: técnicas e gestos de uma arte dos cabelos |
|
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
|