Este projeto de pesquisa buscou analisar a canção Água de beber do LP Antonio Carlos Jobim com Nelson Riddle e sua orquestra a partir da metodologia do tetragrama de análise multissemiótica da canção (GECAN). Nesse sentido, foram necessárias a pesquisa de bibliografia e produção de materiais que contribuíssem com a descrição e análise dos componentes verbal, musical, sociossituacional e autoral para posterior intersecção destas matrizes sígnicas para concluir com a sua ressignificação. Assim, juntou-se bibliografias referentes à história de composição da canção às quais também forneceram dados sócio-históricos e biográficos de Tom Jobim. Nesse movimento, foi possível descrever sucintamente as transformações de gênero musical da canção, influenciadas principalmente pelo sucesso internacional da bossa nova, as quais deram uma simbologia inovadora à introdução da canção. Depois disso, também são apresentadas características referentes ao componente verbal e musical da canção. Feito isso, a ressignificação da canção só foi possível graças a escrita de uma partitura da música. Através dela, são descritas as cadências relacionadas às melodias e ao conteúdo temático dos versos da letra e qual é o efeito produzido por isso. Por fim, observa-se que o gênero canção só consegue atingir a sua potencialidade semiótica com a intersecção dos seus componentes.
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Seminário de iniciação científica - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Letras - Língua Portuguesa e Literaturas.