Representação do profissional da informação: o arquivista e seu ambiente de trabalho no cinema

DSpace Repository

A- A A+

Representação do profissional da informação: o arquivista e seu ambiente de trabalho no cinema

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Bahia, Eliana Maria dos Santos
dc.contributor.author Moura, Iuri Ianiski de
dc.date.accessioned 2023-09-11T23:12:58Z
dc.date.available 2023-09-11T23:12:58Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.other 383457
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251036
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2023.
dc.description.abstract A pesquisa tem como objetivo identificar como são representados os profissionais de arquivo e os seus ambientes de trabalho em obras cinematográficas de ficção. Para isso, buscou-se também caracterizar, segundo a literatura, o arquivista como profissional da informação, suas atribuições e habilidades; explorar os elementos cinematográficos usados para representar arquivistas e unidades de informação nos filmes; descrever as funções e competências que são desenvolvidas e representadas em cena pelos personagens. A pesquisa tem como premissa o alcance que obras audiovisuais têm no mundo todo, como instrumento de informação e entretenimento, e a responsabilidade ao representar as formas de agir e sentir da sociedade. Faz-se necessário conhecer o conteúdo das obras de ficção para conhecimento das impressões e percepções acerca do fazer arquivístico, bem como a influência que determinada representação pode despertar. Para isso, primeiramente foi realizada uma revisão de literatura acerca dos temas: informação; ciência da informação; profissionais da informação; unidades de informação; cultura, cinema e representações. O estudo é exploratório-descritivo, de cunho qualitativo, utilizando-se da técnica da análise de conteúdo. Para a pesquisa foram selecionadas 64 obras cinematográficas de ficção, no formato longa-metragem, lançadas no período compreendido entre 2011 e 2021. Para a apresentação dos resultados e análise, as mesmas foram divididas em cinco categorias: segurança dos acervos, atendimento ao usuário, profissionais, ambientação e gestão documental. A pesquisa permitiu evidenciar significativas diferenças entre o trabalho desenvolvido por profissionais da área de arquivo e o que é representado nos filmes. A ausência de profissionais da área foi evidenciada em várias obras, bem como a facilidade que personagens da ficção têm para encontrar documentos em arquivos e para entrar em áreas que deveriam ser restritas a funcionários. Constatou-se a ausência de instrumentos de pesquisa, bem como a grande incidência de cenas onde documentos de arquivo são roubados ou danificados. Nas obras em que o profissional aparece, as atividades desenvolvidas em cena são quase todas de caráter técnico, indo de encontro com o arquivista definido na revisão bibliográfica realizada. O conteúdo analisado, por mais que seja ficcional, é absorvido e serve como referência de representação social. Dessa forma, o aprofundamento do tema se faz necessário, buscando assim a construção de uma identidade profissional, bem como a desconstrução de rótulos e estereótipos.
dc.description.abstract Abstract: The research aims to identify how archival professionals and their work environments are represented in fiction cinematographic works. For this, we also sought to features, according to the literature, the archivist as an information professional, his attributions and skills; To explore the cinematic elements used to represent archivists and information units in movies; describe the functions and skills that are developed and represented on stage by the characters. The research has as its premise the reach that audiovisual works have worldwide, as an instrument of information and entertainment, and the responsibility to represent the ways of acting and feeling of society. It is necessary to know the content of fiction works in order to know the impressions and perceptions about archival work, as well as the influence that a given impersonation can awaken. For this, a literature review was first carried out on the themes: information; information science; information professionals; information units; culture, cinema and representations. The study is exploratory-descriptive, qualitative, using the technique of content analysis. For the research, 64 fiction movies were selected, in feature film format, released between 2011 and 2021. For the presentation of results and analysis, they were divided into five categories: security of collections, user service, professionals , environment and document management. The research made it possible to highlight significant differences between the work developed by professionals in the archive area and what is represented in the films. The absence of professionals in the area was evidenced in several works, as well as the ease that fictional characters have to find documents in archives and to enter areas that should be restricted to employees. The absence of research instruments was verified, as well as the high incidence of scenes where archival documents are stolen or damaged. In the works in which the professional appears, the activities developed on stage are almost all of a technical nature, in line with the archivist defined in the bibliographic review carried out. The analyzed content, however fictional, is absorbed and serves as a reference for social representation. In this way, the deepening of the theme is necessary, thus seeking the construction of a professional identity, as well as the deconstruction of labels and stereotypes. en
dc.format.extent 147 p.| il., gráfs.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Ciência da informação
dc.subject.classification Arquivistas
dc.subject.classification Arquivos
dc.subject.classification Cinema
dc.subject.classification Representações sociais
dc.title Representação do profissional da informação: o arquivista e seu ambiente de trabalho no cinema
dc.type Dissertação (Mestrado)


Files in this item

Files Size Format View
PCIN0311-D.pdf 6.400Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar