Chatdrama: a escrita dramática em aplicativos de mensagens
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
|
dc.contributor.advisor |
Berton, Paulo Ricardo |
|
dc.contributor.author |
Arruda, Marcilênio |
|
dc.date.accessioned |
2023-09-18T23:12:31Z |
|
dc.date.available |
2023-09-18T23:12:31Z |
|
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.identifier.other |
383546 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251141 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2023. |
|
dc.description.abstract |
Esta dissertação pretende contextualizar as relações históricas da literatura dramática, do teatro e das tecnologias com os textos escritos para serem montados e exibidos em aplicativos de mensagens, formato tratado neste trabalho como Chatdrama. Após observar que o Drama e o Teatro estão conectados pelo discurso das personagens e de que o Teatro e a Tecnologia sempre tiveram mútua relação, concluo a terceira premissa a partir do método dedutivo com o Drama e a Tecnologia interligados ao longo da história. Estas conclusões são aplicadas em consonância com os chatdramas dos Estudos de Caso escritos para o WhatsApp: Uk ´shona Kwelanga de Bongi Ndaba (Sanlam, 2017); Tudo que coube numa VHS de Giordano Castro (Grupo Magiluth, 2020); e Amor de Quarentena de Santiago Loza (MUK Produções, 2020); e, para o Telegram: Como os ciganos fazem as malas de Newton Moreno (Grupo Galpão, 2020). A triangulação desses casos múltiplos com teorias históricas do drama e sua relação com as tecnologias de cada tempo, apontam para um novo paradigma de literatura dramática, tanto no conteúdo temático e estrutura da forma, quanto no próprio processo de criação dos autores dramáticos. Especificidades de elementos narrativos influenciados por este formato de escrita para aplicativos de mensagem contemplam o escopo do objeto desta pesquisa. |
|
dc.description.abstract |
Abstract: This thesis intends to contextualize the historical relations of drama, theater and technologies with plays to be displayed through messaging apps, a format referred in this thesis as chatdrama. After observing that drama and theater are connected by the characters' discourse and that theater and technology have always had a mutual relationship, I conclude the third premise from the deductive method stating that drama and technology are reciprocally connected throughout history. These conclusions are applied in line with the chatdramas case studies written for WhatsApp: Uk ´shona Kwelanga by Bongi Ndaba (Sanlam, 2017); Everything that fit on a VHS by Giordano Castro (Magiluth, 2020); and Quarantine Love by Santiago Loza (MUK Produções, 2020); and, for Telegram: How gypsies pack suitcases by Newton Moreno (Galpão, 2020). The triangulation of these multiple cases with the theory and history of drama and their relationship with the technologies of each time, point to a new paradigm of drama, both in content and form, as well as in the very process of creation by the playwrights. Specificities of narrative elements influenced by this writing format for messaging apps contemplate the scope of the object of this research. |
en |
dc.format.extent |
132 p.| il. |
|
dc.language.iso |
por |
|
dc.subject.classification |
Literatura |
|
dc.subject.classification |
Teatro (Literatura) |
|
dc.subject.classification |
WhatsApp (Aplicativo de mensagens) |
|
dc.subject.classification |
Mensagens instantâneas |
|
dc.title |
Chatdrama: a escrita dramática em aplicativos de mensagens |
|
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
|
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar