Projeto, experimentação, produção: Uma perspectiva antropológica da socialização no VRChat

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Projeto, experimentação, produção: Uma perspectiva antropológica da socialização no VRChat

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Cesarino, Leticia Maria Costa da Nobrega
dc.contributor.author Sabanay, Gabriel Kouke de Souza
dc.date.accessioned 2023-09-21T11:02:30Z
dc.date.available 2023-09-21T11:02:30Z
dc.date.issued 2023-08-07
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251170
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Ciências Sociais. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho trata de uma análise da noção de aprendizagem e de socialização no jogo VRChat. Toma-se como perspectiva inicial a ideia de que as plataformas digitais podem ser usadas como laboratórios de experimentação de si para, em seguida, abordar a temática da socialização e de aprendizagem a partir da descrição das características do programa. Os dados coletados são fruto de um trabalho de campo realizado no período de dois meses na plataforma. Para efetuar a análise desejada é necessário um deslocamento ontológico para uma perspectiva capaz de integrar a noção de sujeito e objeto, processo que resultou no questionamento do uso de termos binários que separam e distanciam experiências online e offline. Portanto, utilizou-se a Teoria Ator-Rede e a Teoria das Affordances para incorporar a agência não-humana ao processo constituinte de se tornar sujeito através e na plataforma. Os objetivos desta pesquisa era observar e descrever as ações propiciadas pelas features da plataforma aos usuários, para que, a partir disso, se possa indagar a correlação entre aprendizado e socialização em uma perspectiva ecológica de interação e integração agente-ambiente. Por fim, a partir da análise das experiências descritas, conclui-se que o socializar-se na plataforma é processo ativo de atuação e readaptação constante entre os agentes integrantes do sistema, sendo os processos de subjetivação um fluxo constante entre o corpo do usuário e do avatar, formando uma estrutura que ocupa, simultaneamente, dois lugares. Resulta no questionamento das operações/perspectivas binárias de análise social e propõe uma a partir de uma abordagem totalizante e humano-descentrada dos fenômenos sociais. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject Socialização pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Realidade Virtual pt_BR
dc.subject VRChat pt_BR
dc.title Projeto, experimentação, produção: Uma perspectiva antropológica da socialização no VRChat pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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