Computação na Escola

DSpace Repository

A- A A+

Computação na Escola

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Wangenheim, Christiane Gresse von
dc.contributor.author Escarrone, Viccenzo
dc.date.accessioned 2023-09-27T10:31:16Z
dc.date.available 2023-09-27T10:31:16Z
dc.date.issued 2022
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251262
dc.description Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Departamento de Informática e Estatística (INE). pt_BR
dc.description.abstract A criatividade é considerada uma importante competência do século XXI, que também pode ser desenvolvida pelo ensino de computação na Educação Básica por meio do desenvolvimento de aplicativos móveis pelos próprios alunos usando a plataforma App Inventor e adotando uma estratégia de ação computacional. No entanto, atualmente há uma falta de abordagens sistemáticas para avaliar a aprendizagem da criatividade para acompanhar a aprendizagem do aluno e melhoria do ensino. Dentro desse contexto, se iniciou uma pesquisa no âmbito do projeto PIBIC 2021-2022 “Desenvolvimento de um Modelo de Avaliação da Utilidade de Aplicativos Móveis usando Técnicas de Machine Learning” criando uma versão inicial de conjunto de dados e de modelo de ML. Porém, analisando o desempenho do modelo de ML evidenciou-se a necessidade de melhoria tanto do conjunto de dados, quanto das técnicas de ML adotadas. Dessa forma, o presente projeto visa realizar atividades de pesquisa para evoluir sistematicamente um modelo de avaliação automatizado da utilidade de produtos (aplicativos móveis) criados por estudantes na Educação Básica como parte do ensino da computação. Com base nos resultados obtidos no projeto PIBIC anterior iniciou-se a melhoria do conjunto de dados tanto em termos da quantidade de apps representados, quanto em termos da validade da rotulação. Para melhorar o desempenho da automação da avaliação em termos de acurácia iniciou-se também o experimento com várias técnicas de machine learning. A bolsa foi cancelada em Dezembro de 2022 pelo início de um estágio. pt_BR
dc.format.extent Vídeo pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis pt_BR
dc.subject App Inventor pt_BR
dc.subject Machine Learning pt_BR
dc.title Computação na Escola pt_BR
dc.type Other pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
pibit_viccenzo_escarrone.mp4 30.92Mb MPEG-4 video View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar