O uso de técnicas metodológicas gamificadas para a virtualização de acervos

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O uso de técnicas metodológicas gamificadas para a virtualização de acervos

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Vieira, Milton Luiz Horn
dc.contributor.author Battistella, Márcia Regina
dc.date.accessioned 2023-10-19T23:15:10Z
dc.date.available 2023-10-19T23:15:10Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.other 384134
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251516
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2023.
dc.description.abstract Este estudo se propôs a estudar acervos de museus e como poderiam ser adaptados em um jogo digital. Para tanto a investigação deste estudo foi baseada na pergunta: como divulgar conteúdos de cunho científico, educacional e cultural, presentes nos museus, por meio de artefatos digitais, sob a forma de jogos digitais, que venham a ser mais atrativos e de reconhecida qualidade de experiência para crianças e jovens? A tecnologia por meio do uso de jogos digitais pode ser um instrumento para promover museus públicos ou privados, seu acervo e consequentemente sua localização real, a cidade e seu entorno, podendo potencializar ações de economia criativa. O Objetivo geral desta pesquisa foi: Desenvolver um modelo de gamificação adequado a virtualização de acervos de museus com atratividade, ludicidade e interatividade de uso, voltado para crianças e jovens, que possa servir de referência e contribuir de maneira significativa para a melhoria da experiência e contribuir de maneira significativa para a melhoria da experiência dos usuários para acervos virtuais. Neste propósito e estudando as bases conceituais e elementos de gamificação foi criado um modelo de game design document (GDD) para o acervo das obras de Franklin Cascaes denominada coleção Elizabeth Pavan Cascaes (esposa e maior incentivadora do artista). Gamificação é o uso das mecânicas de jogo em aplicativos que não são jogos. A ideia é encorajar os usuários a adotar comportamentos desejáveis por meio de técnicas que tiram vantagens das características psicológicas humanas. O modelo de GDD desta tese contempla a modalidade de jogos sérios.
dc.description.abstract Abstract: The goal of this study was to study museum collections and explore how they could be adapted into a digital game. For that, the investigation was based on the following question: how to disseminate scientific, educational and cultural content present in museums through digital artifacts, in the form of digital games, that would be more attractive and a quality experience for children and young people? Technology through the use of digital games can be an instrument to promote public or private museums, their collection and consequently their real location, the city and its surroundings, enhancing creative economy actions. The general objective of this research was: to develop a gamification model that could be used to virtualize museum collections in a way that is attractive, playful, and interactive for children and young people. This model could serve as a reference and significantly contribute to improving the user experience for virtual collections. With this purpose and studying the conceptual bases and elements of gamification, a model of game design document (GDD) was created for Franklin Cascaes? Elizabeth Pavan Cascaes collection of works (in the name of his wife and greatest supporter). Gamification is the use of game mechanics in non-gaming applications. The idea is to encourage users to adopt desirable behaviors through techniques that take advantage of human psychological characteristics. The GDD model of this thesis contemplates the modality of serious games. en
dc.format.extent 172 p.| il., gráfs.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Design
dc.subject.classification Museus
dc.subject.classification Jogos
dc.subject.classification Gamificação
dc.subject.classification Game design
dc.title O uso de técnicas metodológicas gamificadas para a virtualização de acervos
dc.type Tese (Doutorado)
dc.contributor.advisor-co Coelho, Christianne Coelho de Souza Reinisch


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