dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
|
dc.contributor.advisor |
Vélez Escallón, Bairon Oswaldo |
|
dc.contributor.author |
Cabral, Sabrina Alvernaz Silva |
|
dc.date.accessioned |
2023-10-20T23:13:45Z |
|
dc.date.available |
2023-10-20T23:13:45Z |
|
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.identifier.other |
384171 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251531 |
|
dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2023. |
|
dc.description.abstract |
Esta tese examina a obra cinematográfica de Takumã Kuikuro, com o propósito de evidenciar como o cineasta indígena, ao fazer cinema, ao mesmo tempo, faz poesia e, portanto, abre espaço para que se discuta o cinema poético, suas interfaces e peculiaridades. Por um lado, objetiva-se observar como as imaginações conceituais kuikuro comparecem nos filmes, seja por meio da linguagem cinematográfica seja pelo encontro entre alteridades que os filmes abrem. Por outro lado, a pesquisa propõe um diálogo com a tradição cinematográfica, mais especificamente quanto à maneira como o cinema poético é compreendido. Este trabalho visa, portanto, situar a obra takuminiana numa tradição específica, constituída por um modo de existência kuikuro, notadamente diferente da ocidental. Em vista disso, buscam-se referências nos estudos antropológicos com a finalidade de dialogar com a cosmovisão desse povo. |
|
dc.description.abstract |
Abstract: The present thesis examines the cinematographic work of Takumã Kuikuro with the purpose of highlighting how this indigenous filmmaker does poetry while making movies, and thus how he makes room for discussing the poetic cinema, its interfaces, and peculiarities. On the one hand, it also aims to observe how Kuikuro conceptual imaginations manifest in the films, whether through cinematographic language or the encounter between different perspectives that the films present. On the other hand, this research proposes a dialogue with the cinematographic tradition, specifically regarding how the poetic cinema is understood. Therefore, this work seeks to place Takumã's work within a specific tradition, shaped by the Kuikuro way of life, notably distinct from the Western perspective. To achieve this, references are drawn from anthropological studies to converse with the cosmovision of this indigenous people. |
en |
dc.format.extent |
305 p.| il., tabs. |
|
dc.language.iso |
por |
|
dc.subject.classification |
Literatura brasileira |
|
dc.subject.classification |
Cinema |
|
dc.subject.classification |
Indígenas |
|
dc.subject.classification |
Poética |
|
dc.title |
Poética no cinema de Takumã Kuikuro |
|
dc.type |
Tese (Doutorado) |
|