Farewell, King!: staging the middle ages in nineteenth-century London performances of Shakespeare?s Richard II

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Farewell, King!: staging the middle ages in nineteenth-century London performances of Shakespeare?s Richard II

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor O'Shea, José Roberto Basto
dc.contributor.author Moura, Fernanda Korovsky
dc.date.accessioned 2023-10-25T23:14:41Z
dc.date.available 2023-10-25T23:14:41Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.other 384324
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251625
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2023.
dc.description.abstract Esta tese de doutorado explora como três produções da peça Ricardo II de William Shakespeare recriam a Idade Média, elucidando as complexidades de negociar várias camadas de passado na arte. Edmund Kean encenou a deposição de Ricardo II no Teatro Drury Lane em 1815, após a deposição e exílio de Napoleão Bonaparte na Ilha de Elba. A deposição de Napoleão é, desta forma, espelhada no palco do Drury Lane, e a personificação de Napoleão por Kean evoca simultaneamente uma decepção com o fracasso do radicalismo e uma celebração da monarquia sobre a revolução. Em 1850, William Charles Macready encenou a peça no Teatro Haymarket. Ao contrário da apreciação romântica do pathos do personagem, os vitorianos reavaliaram Ricardo II como um personagem moralmente falho. Sua punição é assim justificada por sua deslealdade tanto para com Deus, que o ungiu rei, quanto para com seus súditos. Macready usou Shakespeare para legitimar seu projeto de elevar o status do meio teatral, usando a história como pano de fundo para representar Shakespeare. Finalmente, em 1857, no Princess's Theatre, Charles Kean combinou o antiquarianismo vitoriano com a cultura popular extravagante para oferecer instrução e entretenimento ao público. Kean usa encenação e imaginação embasadas em extensa pesquisa histórica para oferecer ao espectador uma experiência de ver e viver o passado.
dc.description.abstract Abstract: This dissertation explores how three productions of Shakespeare?s Richard II recreate the Middle Ages, elucidating the complexities of negotiating several layers of past in art. Edmund Kean staged the deposition of Richard II at Drury Lane in 1815 in the aftermath of Napoléon Bonaparte's deposition and exile from Elba. Napoléon?s deposition is thus mirrored on the Drury Lane stage, and the embodiment of Napoléon by Kean evokes simultaneously a disappointment at the failure of radicalism and a celebration of monarchy over revolution. In 1850 William Charles Macready staged the play at the Haymarket. Contrary to the Romantic appreciation of the character?s pathos, Victorians reassessed Richard II as a morally flawed character. His punishment is thus justified by his disloyalty both to God, who anointed him king, and to his subjects. Macready used Shakespeare to legitimize his project to elevate the status of the theatrical business, using history as a background to represent Shakespeare. Finally, in 1857 at the Princess?s Theatre, Charles Kean combined Victorian antiquarianism and popular extravagant culture to offer instruction and entertainment to the public. Kean uses stagecraft and imagination grounded on extensive historical research to offer the spectator an experience of seeing and living the past. en
dc.format.extent 351 p.| il.
dc.language.iso eng
dc.subject.classification Língua inglesa
dc.subject.classification Teatro inglês
dc.subject.classification Historiografia
dc.subject.classification Medievalismo
dc.title Farewell, King!: staging the middle ages in nineteenth-century London performances of Shakespeare?s Richard II
dc.type
dc.contributor.advisor-co Anrooij, W. van


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