De cônjuges a oponentes: música e festa entre os Katukina do rio Biá (oeste amazônico)

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De cônjuges a oponentes: música e festa entre os Katukina do rio Biá (oeste amazônico)

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Bastos, Rafael José de Menezes
dc.contributor.author Hoffmann, Kaio Domingues
dc.date.accessioned 2023-10-25T23:14:42Z
dc.date.available 2023-10-25T23:14:42Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.other 384330
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251627
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2023.
dc.description.abstract Esta tese apresenta uma etnografia da festa Barakohana realizada em 2014 na aldeia Bacuri, tendo como foco a descrição de seus cantos. As festas katukina, nas quais apenas pessoas casadas podem cantar, são sempre lideradas por um casal, onde o esposo lidera os homens e a esposa lidera as mulheres. Os casamentos no Biá começam cedo e duram até a morte de um dos cônjuges, não havendo divórcio. Toda a organização da vida cotidiana está baseada nos casais e na divisão do trabalho entre os cônjuges, que procuram agir de forma complementar e solidária entre si. Nas festas, a separação entre os gêneros é ainda mais acentuada durante os preparativos, quando as mulheres fazem as bebidas e os homens as máscaras. Os cantos são entoados de noite no pátio da aldeia, os homens formando um alinhamento paralelo ao alinhamento das mulheres, de modo que os cônjuges ficam frente a frente, sem se encostarem, separados apenas pelas tiras de buriti das máscaras usadas pelos homens. A partir de transcrições sintéticas de todas as canções que, encadeadas em uma sequência específica, formam o repertório do Barakohana, mostro que sua composição, tanto no plano intra como intercancional, está fundada sobre processos de diferenciação regidos pela variação, perceptíveis nos planos melódico, fonético, durativo, escalar, dentre outros, inclusive no plano coreográfico. Esses processos são organizados por duas sequências básicas, que se desenrolam (i) entre os cônjuges, onde o esposo inicia e a esposa conclui, e (ii) entre os casais, onde os mais velhos começam e os mais novos terminam. Argumento que, ao mesmo tempo que são um fino exercício da forma complementar de agir, mantendo uma relação tanto de identidade como de diferença entre cantores e cantoras, essas diferenciações implodem, principalmente ao final do repertório, a ordem entre os cônjuges e entre os casais, propiciando um espaço de subversão e de oposição aberta, quando a música desemboca em guerra, representada pelo ataque das mulheres a seus maridos, no qual tentam lhes roubar as máscaras.
dc.description.abstract Abstract: This dissertation presents an ethnography of the 2014 Barakohana ritual held in the Bacuri village, focusing on the description of their songs. The katukina rituals and their songs, restricted to married individuals, are led by a couple, with the husband leading the men and the wife leading the women. Marriages along the Biá river occur at a young age and continue until one spouse passes away, there are no divorces. The daily life of the villages centers around the couples and their division of labor, fostering a complementary and supportive dynamic. During festive occasions, there is heightened gender segregation in the preparatory stages. Women actively engage in beverage preparation, while men dedicate their efforts to crafting masks. The songs are performed in the evenings at the village courtyard, with men and women forming two parallel lines, in a manner that the spouses face each other but not touching, separated only by the buriti stripes masks worn by the men. Through detailed transcriptions of all the songs constituting the Barakohana repertoire, I demonstrate that their composition, both in the intrasong and in intersong levels, is rooted in processes of differentiation characterized by variations in aspects such as duration, scale, and choreography. Two specific sequences organize these processes: (i) within the couple, where the husband initiates and the wife concludes, and (ii) among different couples, where older couples commence and younger ones conclude. I argue that the songs are exercises on the complementary way to act, a way to craft both identity and difference between the genders. However, at the end of repertoire, the processes of differentiation break down the order between husband and wife and between the different couples, allowing space for subversion and open opposition. The music ends in war, with the women attacking their husbands and attempting to take their masks. en
dc.format.extent 484 p.| il.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Antropologia
dc.subject.classification Música indígena
dc.subject.classification Índios Catuquina
dc.title De cônjuges a oponentes: música e festa entre os Katukina do rio Biá (oeste amazônico)
dc.type Tese (Doutorado)
dc.contributor.advisor-co Deturche, Jeremy Paul Jean Loup


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Barakohana 2015. Canto de encerramento.mp3 12.96Mb audio/mp3 View/Open
Anexo I tese Ka ... 230922T185929Z-001 (1).zip 408.2Mb Unknown View/Open

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